Adriano Oliveira

Adriano Oliveira

Conjuntura e Estratégias

Perfil:Doutor em Ciência Política. Professor da UFPE - Departamento de Ciência Política. Coordenador do Núcleo de Estudos de Estratégias e Política Eleitoral da UFPE.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJa.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Podcast: A reforma ministerial de Bolsonaro e os militares

Cientista político avalia o cenário político brasileiro

Adriano Oliveirasex, 14/02/2020 - 10:06

No podcast dessa sexta-feira (14), o cientista político Adriano Oliveira analisa a reforma ministerial, que fez com que o ex-deputado Rogério Marinho assumisse o Ministério da Integração Regional. Grande articulador das reformas trabalhista e previdenciária, a escolha de Marinho se mostra uma boa tática política do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), mediante a facilidade de diálogo que Marinho tem com os atores do cenário político. Essa escolha pode se tornar também eleitoral, isso se forem criadas políticas sociais que atinjam as classes C e D. Adriano reafirma a necessidade do governo Bolsonaro de criar políticas sociais, visto que o crescimento econômico ainda não é suficiente para a geração efetiva de empregos.

Outra questão apontada no programa de hoje é a colocação de militares em cargos estratégicos do governo. O cientista avalia os ônus e bônus que essa classe pode ter ao se associar ao governo, além de levantar uma hipótese: essa aliança seria uma forma de garantir a vitória para a eleição de 2022? Bolsonaro usaria a força dos militares para garantir o poder? Confira a análise completa no áudio.

O podcast de Adriano Oliveira tem duas edições, nas segundas e nas sextas-feiras. Além disso, também é apresentado em formato de vídeo, toda terça-feira, a partir das 15h, na fanpage do LeiaJá.

COMENTÁRIOS dos leitores