Adriano Oliveira

Adriano Oliveira

Conjuntura e Estratégias

Perfil:Doutor em Ciência Política. Professor da UFPE - Departamento de Ciência Política. Coordenador do Núcleo de Estudos de Estratégias e Política Eleitoral da UFPE.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJa.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Podcast: Por que o presidente interfere na Polícia Federal e Receita Federal?

A interferência nas instituições causa o enfraquecimento das mesmas

Adriano Oliveiraseg, 19/08/2019 - 09:06

No podcast desta segunda-feira (19), o cientista político Adriano Oliveira levanta questionamentos sobre as constantes interferências que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) vem querendo fazer sobre as instituições públicas. Nas últimas semanas, o presidente já alegou que tem interesse, entre outros, de nomear o superintendente da Polícia Federal do Rio de Janeiro - alegação que teve uma resposta dos atores da PF, que ameaçaram demissão coletiva e que gerou um “recuo” do presidente.

Adriano faz uma observação acerca do silêncio do Ministro da Justiça Sérgio Moro que, diferente das atitudes enquanto juiz, quando se mostrava altivo e bem presente na imprensa, atualmente tem ficado calado - mesmo quando as ações envolvem instituições com as quais ele tem relação, como é o caso da PF e foi o caso do COAF. Bolsonaro pediu a demissão do presidente do Conselho de Controle de Atividades Financeira, Roberto Leonel, após o órgão criticar uma decisão de Dias Toffoli (STF) que beneficiou Flávio Bolsonaro, filho do presidente.

O cientista mostra preocupação quanto a essas atitudes do presidente, uma vez que ações de interferência como essas geram o enfraquecimento das instituições. Justamente instituições que contribuíram, e muito, para o andamento da Lava Jato, operação sobre a qual Bolsonaro fez ampla defesa durante sua campanha eleitoral.

O programa Descomplicando a Política é exibido na fanpage do LeiaJá, em vídeo, toda terça-feira, a partir das 15h. Além disso, também é apresentado em duas edições no formato de podcast, as segundas e sextas-feiras. 

Confira mais uma análise a seguir: 

COMENTÁRIOS dos leitores