Adriano Oliveira

Adriano Oliveira

Conjuntura e Estratégias

Perfil:Doutor em Ciência Política. Professor da UFPE - Departamento de Ciência Política. Coordenador do Núcleo de Estudos de Estratégias e Política Eleitoral da UFPE.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJa.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Podcast: O presidente Bolsonaro deseja um Moro forte?

A eleição de 2022 está em jogo

Adriano Oliveiraseg, 01/07/2019 - 08:50

No podcast desta segunda-feira (01), o cientista político Adriano Oliveira, baseado nas manifestações que aconteceram em várias cidades ontem (30), faz uma análise sobre a relação de força entre o ministro da justiça Sérgio Moro e o presidente da república Jair Bolsonaro (PSL). Para Adriano, não é interessante para Bolsonaro ter a figura de Moro forte, já que ele poderia ser um adversário importante para o peito de 2022, para o qual o presidente já deu sinais de que gostaria de participar.

Em uma futura eleição, Bolsonaro, Moro e o governador de São Paulo, João Dória (PSDB), dividiriam o mesmo eleitorado, aquele que representa o antipetismo. 

Outra questão apontada por Adriano é a repercussão dos diálogos vazados pelo site The Intercept Brasil, que cada vez mais lançam dúvidas acerca das provas e consequente prisão do ex-presidente Lula, assim como a Operação Lava Jato como um todo. Para o cientista, vários cenários podem acontecer, principalmente porque em um governo liderado por um presidente como Bolsonaro a incerteza está presente sempre.

O programa Descomplicando a Política é exibido na fanpage do Leia Já, em vídeo, toda terça-feira, a partir das 19h. Além disso, também é apresentado em duas edições no formato de podcast, as segundas e sextas-feiras.

Confira mais uma análise a seguir:

COMENTÁRIOS dos leitores