Aldo Vilela

Aldo Vilela

Jornalista

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJa.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Datafolha mostra lula disparado na sucessão presidencial, incrível ! mas é verdade.

Aldo Vilelaqua, 22/08/2018 - 09:02

A chuva de pesquisas começa agora e segue até os primeiros dias de outubro e para desencanto de muitos e de alegria e euforia de outros, mesmo preso condenado por corrupção e virtualmente inelegível, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 39% das intenções de voto na primeira pesquisa do Datafolha realizada após os registros das 13 candidaturas ao Palácio do Planalto.No cenário mais provável, já que a condenação em segunda instância enquadra o petista na Lei da Ficha Limpa e deverá provocar sua inabilitação, o deputado Jair Bolsonaro (PSL) surge à frente da disputa, com 22%.O Datafolha ouviu 8.433 pessoas em 313 municípios, de 20 a 21 de agosto. A margem de erro do levantamento, uma parceria da Folha e da TV Globo, é de dois pontos percentuais para mais ou menos.Na simulação da disputa com Lula, Bolsonaro mantém uma estabilidade no seu eleitorado, com 19% no segundo lugar. Aparecem embolados no terceiro posto Marina Silva (Rede, com 8%), GeraldoAlckmin (PSDB, 6%) e Ciro Gomes (PDT, 5%).

Cenários

Sem Lula, Marina e Ciro dobram suas intenções de voto, ficando atrás de Bolsonaro com 16% e 10%, respectivamente. Alckmin também sobe para 9%, empatando na margem com Ciro.Com o petista no páreo, brancos e nulos somam 11%, com 3% de indecisos. Sem ele, os índices sobem respectivamente para 22% e 6%.O nome ungido por Lula para substitui-lo em caso de inabilitação, o de seu candidato a vice Fernando Haddad (PT), não tem uma largada muito promissora na missão de herdar votos do mentor: tem apenas 4%, empatado com o senador Alvaro Dias (Podemos), no cenário sem o ex-presidente.

Justificativas

A explicação para isso pode estar no fato de que 48% dos ouvidos não votaria num candidato indicado por Lula. Já 31% o fariam, enquanto 18% anotam um "talvez" quando questionados sobre o tema. Por fim, Haddad tem um potencial: não é conhecido por 27% dos eleitores, contra 59% que já ouviram falar do ex-prefeito paulistano. Em comparação, Lula é conhecido de 99% dos ouvidos, Marina, por 93% e Alckmin, por 88%. Assim, Haddad registra baixa rejeição: 21%.

Datafolha aqui

A Rede Globo nordeste divulgou a pesquisa Datafolha (22) e  aponta os seguintes percentuais de intenção de voto para o governo de Pernambuco, abaixo com as informações da TV GLOBO. Paulo Câmara (PSB): 30%, Armando Monteiro (PTB): 24%, Ana Patrícia Alves (PCO): 3%, Julio Lossio (Rede): 3%, Maurício Rands (PROS): 2%, Simone Fontana (PSTU): 2%, Dani Portela (PSOL): 1%, Branco/nulo: 29

Mais números

Não sabe/preferiu não opinar: 6% A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo”.Sobre a pesquisa Margem de erro: 3 pontos percentuais para mais ou para menos Quem foi ouvido: 1.224 eleitores de 50 municípios do Estado de Pernambuco, com 16 anos ou mais.Quando a pesquisa foi feita: 20 e 21 de agosto. Registro no TRE: PE 02817/2018 .Registro no TSE: BR 04023/2018

Detalhes

O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro. Espontânea. Na modalidade espontânea da pesquisa Datafolha (em que o pesquisador somente pergunta ao eleitor em quem ele pretende votar, sem apresentar a relação de candidatos), o resultado foi o seguinte:

Confira

Paulo Câmara (PSB): 10%, Armando Monteiro (PTB): 6%,Outros: 7%

Branco/nulo/nenhum: 25%, Não sabe/não respondeu: 51%, Rejeição. A Datafolha também mediu a taxa de rejeição (o eleitor deve dizer em qual dos candidatos não votaria de jeito nenhum). Nesse item, os entrevistados puderam escolher mais de um nome.

Números

Paulo Câmara (PSB): 31%

Armando Monteiro (PTB): 21%

Dani Portela (PSOL): 19%

Maurício Rands (PROS): 18%

Ana Patrícia Alves (PCO): 17%

Simone Fontana (PSTU): 17%

Julio Lossio (Rede): 16%

Em busca de votos

Após ser sabatinado por representantes do setor industrial, em encontro promovido pela Fiepe, o governador e candidato à reeleição, Paulo Câmara (PSB), foi à Mata Sul do Estado, onde visitou os municípios de São Benedito do Sul e Jaqueira. Ao lado dos colegas de chapa, Luciana Santos (PCdoB), vice, e Humberto Costa (PT), senador, o socialista participou de mais duas rodadas do Prosa Política, evento organizado pelo seu partido. Recebido com muito entusiamo nos dois momentos, Paulo destacou a importância das futuras parcerias com o ex-presidente Lula para levar mais desenvolvimento para a região.

A fala de Paulo

"Com Lula ao nosso lado, vamos fazer muito mais pela Mata Sul. Ele foi um grande parceiro de Eduardo Campos, o maior governador da história do nosso Estado, e estará, junto comigo, trazendo mais desenvolvimento, emprego e renda para a população que vive nesta região. Vamos vencer esta eleição lá, em Brasília, com Lula, e aqui, em Pernambuco, com a Frente Popular", cravou Paulo.

Interior

Em São Benedito do Sul, o prefeito Júnior Amorim agradeceu as parceiras realizadas com o governador Paulo Câmara e defendeu o voto fechado na majoritária da Frente Popular. "O nosso município já escolheu: vota em Paulo Câmara, Jarbas Vasconcelos e Humberto Costa. Essa é a chapa de Lula, é o grupo que vai continuar sempre junto, trazendo obras e ações para São Benedito do Sul. O governador pode vir pedir voto aqui porque ele sempre esteve presente. A população reconhece" , afirmou.

Mais cidades

Em Jaqueira, o prefeito Marivaldo Andrade frisou que não há outro grupo com mais identificação com o povo do que a Frente Popular. "Muito pelo contrário. Tem uma turma aí que andou com o atual presidente, fazendo maldades com a população. A população não é besta e vai escolher direito, vai escolher o caminho certo. Vamos à vitória! A vitória de quem tem legitimidade para representar o povo", afirmou.

Prefeitura do Recife amplia parques infantis do Programa Brinqueducar

Amanhã (22), às 8h, a Prefeitura da Cidade do Recife promove a entrega simbólica de 960 brinquedos para as áreas de lazer das 235 unidades da rede de ensino com Educação Infantil. A medida faz parte do Programa Brinqueducar, implantado em 2017 e que beneficia 17 mil crianças de 0 a 5 anos matriculadas na rede. O evento acontecerá na Creche-Escola Ana Rosa Falcão, que fica situada à Rua João Lira, s/nº Santo Amaro (de frente para o Parque 13 de Maio). Serão entregues brinquedos como escorregador com balanço, escorregador, túnel e gangorra, nos quais foram investidos R$ 882.326,40. Os itens irão complementar os parques lúdicos das unidades de ensino, que são considerados essenciais na qualidade do desenvolvimento infantil e que ganharam, em 2017, Casinhas e Gira-giras.

COMENTÁRIOS dos leitores