Aldo Vilela

Aldo Vilela

Jornalista

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJa.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Em busca de votos a Frente Popular reúne cerca de voluntários no primeiro ato de campanha

Aldo Vilelasex, 17/08/2018 - 10:29

O pontapé inicial da campanha do governador e candidato à reeleição Paulo Câmara (PSB) demonstrou a força da Frente Popular de Pernambuco e a vontade da população de ver o Estado continuar na frente. Em um grande ato na quadra do Sport Club do Recife, na noite desta quinta-feira (16), aproximadamente 10 mil voluntários se juntaram à campanha do socialista, que tem Luciana Santos (PCdoB) como candidata a vice, e dos candidatos ao Senado Federal, Humberto Costa (PT) e Jarbas Vasconcelos (MDB). Em sua fala, Paulo Câmara agradeceu a presença dos voluntários e destacou a importância do engajamento da militância durante a campanha. O gestor reforçou seu compromisso em continuar fazendo o Estado avançar nos próximos quatros anos tendo Lula na Presidência da República. “Vamos mostrar em cada canto o nosso trabalho, olhando para os que mais precisam. Esse é o caminho certo que Eduardo construiu junto com Lula e que vamos fazer junto com Humberto, com Jarbas, com Luciana e também com Lula. Quero fazer isso de maneira transparente, com verdade, mostrando o que a gente pode fazer para continuar a transformar Pernambuco. A gente precisa de vocês. Com ajuda de vocês, eu não tenho dúvidas vamos ganhar as eleições”, bradou o líder socialista. Paulo fez uma retrospectiva das ações de sua gestão em Pernambuco nos últimos três anos e oito meses, destacando os investimentos em Educação: que levou Pernambuco ao primeiro lugar no IDEB, na Segurança Pública: que está fazendo os índices reduzirem mês a mês, e na Saúde, quando o Estado atingiu recorde em número de cirurgias, exames e também reduziu a mortalidade infantil aos menores índices do País.  

O impossível acontece

No ato, os senadores Humberto Costa e Jarbas Vasconcelos reafirmaram o compromisso com o desenvolvimento de Pernambuco e disseram que estão prontos para ajudar Paulo Câmara a fazer o Estado continuar avançando. “Essa união está sendo feito em nome de Pernambuco. Vamos esquecer as diferenças do passado e olhar para frente para fazer nosso Estado continuar na frente”, cravou Humberto. “O Estado tem avançado muito por conta do seu trabalho. Vamos continuar com essa mesma garra de determinação. Você, Paulo, é um homem honrado. Pernambuco precisa crescer mais ainda”, completou Jarbas Vasconcelos.

Mulher na chapa

A candidata a vice-governadora Luciana Santos lembrou-se da atuação de Paulo Câmara na defesa de temas importantes para Pernambuco, como a luta contra a privatização da Chesf e a permanência da Hemobrás no Estado. Reafirmando o compromisso com o desenvolvimento de Pernambuco, Luciana lembrou que a maioria do eleitorado do País é formado por mulheres, destacando a importância de uma mulher na chapa majoritária e do engajamento das eleitoras.

 

Geraldo liderando a campanha

Também presente na agenda, o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB) pediu o engajamento da militância para defender o legado da Frente Popular em Pernambuco. “A eleição deste ano é de conversa, de olho no olho. É preciso que vocês visitem cada uma das famílias que moram no nosso Estado, conversem com cada pernambucano e pernambucana, não só porque temos um legado de décadas, mas porque temos um governo competente e vitorioso”, destacou.

Todos por um só

O coordenador do grupo de voluntários, Marconi Muzzio, fez uma apresentação de como será a dinâmica dos militantes. Ele ressaltou a importância da mobilização nas redes sociais durante o período eleitoral. 

Interior

Após agenda no Recife, o governador Paulo Câmara seguiu para mais um ato de campanha, em Carpina, na Zona da Mata Norte. O socialista foi recebido pelo prefeito do município, Manoel Botafogo (PDT), e pelo deputado Vinícius Labanca (PP) e Fernando Monteiro (PP). "Tenho certeza absolutamente que o governador vai ganhar em todas as cidades de Pernambuco. Vamos para guerra! O senhor sabe porque tem um bocado de gente aqui hoje? Carpina gosta de homem que representa o povo, que trabalhe e aprenda a ser líder e a liderar", disse Botafogo.

Do outro lado Armando começa campanha ouvindo o povo do Sertão

Um dia que já entrou para a história. A abertura oficial da campanha do candidato a governador pela coligação Pernambuco Vai Mudar, senador Armando Monteiro (PTB), foi repleto de sotaques e lugares com a cara do povo pernambucano: o Rio São Francisco, a Feira de Caruaru e o Morro da Conceição. Em cada local, a percepção de que Pernambuco deve ser tratado como um todo, com seus problemas sendo discutidos por quem mais precisa, as pessoas.

Sertão

O dia começou cedinho, no Sertão do São Francisco, quando Armando, ao lado dos seus companheiros de chapa – o vice Fred Ferreira (PSC) e os candidatos ao Senado Bruno Araújo (PSDB) e Mendonça Filho (DEM) – esteve com trabalhadores de uma fazenda de exportação de frutas, no perímetro irrigado de Petrolina. Armando ouviu os relatos dos agricultores e justificou o porquê de começar a campanha no Semiárido: “Prestamos uma homenagem às pernambucanas e aos pernambucanos de todas as regiões”.

Agreste

direto para as ruas de Caruaru, no Agreste, reforçando o compromisso de descentralizar o desenvolvimento e gerar oportunidades em todas as regiões do Estado. Em Caruaru, Armando ressaltou que "Pernambuco é um conjunto e tem que ser visto de forma integrada". “Essa vai ser a marca do nosso governo, um governo que pensa Pernambuco como um todo. Essa é a mensagem que gostaríamos de transmitir neste primeiro dia", declarou Armando.

Raquel puxa o bloco

O candidato visitou dois locais emblemáticos e históricos para a população caruaruense, o Monte Bom Jesus e a feira de artesanato. Acompanhado da prefeita Raquel Lyra (PSDB) e do ex-vice-governador João Lyra Neto (PSDB), Armando conheceu as obras de requalificação do monte e almoçou na feira. "Esse compromisso com as diversas áreas do Estado demonstra o espírito público e o preparo de Armando para mudar Pernambuco", destacou João Lyra. "Essa mudança vem com a força do interior, que está com Armando", completou Raquel Lyra.

Todos sobem o morro

À noite, Armando encerrou o giro pelo Estado assistindo a uma missa na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, no Morro da Conceição. Acompanhado de sua família e de aliados, ele enfatizou que "a caminhada começa com humildade, mas muita certeza de que a mensagem de integração será entendida pelo povo pernambucano". "Vamos poder juntar as pessoas em torno desse projeto que oferecemos a Pernambuco", reforçou.

Jorge Federal anuncia que não será candidato a deputado

Após cogitar pré-candidatura a deputado federal, o presidente da Câmara Municipal de Olinda, vereador Jorge Federal (PR) comunicou, hoje (16), que não disputará as eleições de 2018. “Como presidente do Poder Legislativo tenho desafios enormes neste período pré-eleitoral como realizar um amplo debate sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) por isso achei por bem não participar diretamente das atuais eleições,” disse Jorge Federal.

COMENTÁRIOS dos leitores