Tudo ou pelo menos quase tudo termina mesmo nas mãos da justiça neste país, de um furto de uma lata de sardinha até estes mais controversos casos da política. A presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Cármen Lúcia, declarou que o tribunal vai se "apequenar" a. Carmén indicou que ela não tomará a iniciativa de pautar ações que tratam do tema, mesmo que não tenham relação direta com o caso de Lula. "Não tem previsão de pauta para isso. Não há pauta definida para um caso específico que geraria uma situação", afirmou. A presidente do STF disse, no entanto, que um ministro pode provocar a discussão sobre o tema ao levá-lo à Presidência. "Se acontecer de alguém levar em mesa, é outra coisa, não é pauta do presidente", afirmou.

Dinheiro para obras de revitalização do Cine Olinda

O projeto de requalificação do Cine Olinda, no bairro do Carmo, começa a ganhar corpo. O edital para contratação da empresa que terá a missão de executar os serviços de revitalização do espaço foi publicado na última sexta-feira (26.01) pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). A estimativa é de que R$ 1,6 milhão seja investido na obra. O próximo passo será o processo licitatório.  O cine não exibe filmes há 40 anos.

Programação

A programação prevê a realização de várias intervenções. O conjunto de ações inclui pintura, instalação de balcões, aplicação de bancadas, sala de projeção, sanitários. Estão na lista do projeto também operações no piso, teto, renovação das partes elétricas e hidráulica, entre outras ações.

Sa8 eecretário de Patrimônio feliz

“Essa etapa de requalificação é muita esperada pela classe artística de Olinda. Aguardamos com muita ansiedade a execução dos serviços por parte do Governo do Estado. Após essa fase de intervenção na estrutura física, a prefeitura se encarregará de instalar os equipamentos para que o prédio seja devolvido ao público”, comentou o secretário de Patrimônio e Cultura da cidade, Gilberto Sobral.

Marco histórico

Ainda com o nome de Cine Theatro de Variedades, a casa começou a funcionar no ano de 1911. Na década de 1920, ganhou o nome de Cine Olinda. Já nos anos 1970 o local deixou de funcionar e foi desapropriado pela administração municipal em 1979. Na década de 1980 o local funcionou como Cine Bajado. Mas faz 40 anos que não ocorre exibição de filmes. 

Enfrentamento à violência contra a mulher é tema de ação no Park São Gonçalo

Os casos de violência contra a mulher têm chamado atenção e ganhado reforço com ações de enfrentamento, em Petrolina.  Para tentar reduzir os números, a prefeitura realizou, nesta segunda-feira (29), mais uma ação que envolveu panfletagem e abordagens porta a porta no residencial Park São Gonçalo, na zona oeste da cidade.

Ações

Durante a ação, as equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos distribuíram m aterial informativo para chamar atenção sobre a importância de prevenir e denunciar a violência contra as mulheres. De acordo com a secretária executiva da Mulher e Acessibilidade, Talita Andrade, a iniciativa faz parte de uma série de ações que estão sendo promovidas nos residenciais de Petrolina para tentar reduzir os casos de violência contra a mulher.

Ouvidoria 

A Prefeitura do Recife comemorou três anos de atividades da Ouvidoria Geral. A atividade contou com a presença do vice-prefeito do município, Luciano Siqueira, representando o prefeito Geraldo Julio. Criada por meio do Decreto 28.555 de 28 de Janeiro de 2015, a Ouvidoria tem atingido um índice de resolução de 76,65% das de mandas apresentadas.

Referência

A Ouvidoria do Recife é referência para os setores públicos e privado. Esse projeto serve de modelo para as futuras equipes, repassando orientações técnicas sobre a implantação do sistema, procedimentos formais e atendimento ao cidadão.  O vice-prefeito destacou a importância do trabalho meticuloso e apurado realizado diariamente pela Ouvidoria. "Aqui, nesses computadores, vocês têm um registro real e atualizado das condições do município. Esse material tem um grande potencial para servir de base para os futuros projetos da Prefeitura", destacou.

Quem pode pode

Brasília se prepar

  • processo político
  • Cine olinda
  • Prefeitura do Recife
  • COMENTÁRIOS dos leitores