Edmar Lyra

Edmar Lyra

Coluna Diária

Perfil:Bacharel em Administração de Empresas e Jornalista profissional, é colunista do jornal Gazeta Nossa da Região Metropolitana do Recife e do jornal Folha do Pajeú do Sertão do Pajeú

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJa.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Reeleição de Geraldo Julio passa pelo apoio de Jarbas Vasconcelos

Edmar Lyrasex, 04/12/2015 - 10:44

O instituto Paraná Pesquisas divulgou uma rodada sobre a sucessão na capital pernambucana em 2016, e nela o prefeito Geraldo Julio aparece com 29% das intenções de voto seguido por Jarbas Vasconcelos e João Paulo, ambos com 19%, Daniel Coelho com 7%, e demais 9%. Esses números ainda não corroboram uma vitória de Geraldo no primeiro turno, mas trazem algumas considerações a serem feitas.

Hoje o deputado Jarbas Vasconcelos integra formalmente a Frente Popular, que sustenta a gestão do prefeito Geraldo Julio. Jarbas virou uma espécie de fiel da balança para as eleições do ano que vem. Já existem indícios de que o ex-governador de Pernambuco caminha para uma reaproximação com o prefeito, e consequentemente deverá repetir 2012 apoiando a sua reeleição para o Palácio Antônio Farias.

Juntos, Jarbas e Geraldo possuem nada menos que 48% das intenções de voto, que transformados em votos válidos seriam 54,21% dos votos. O que permitiria mais quatro anos ao socialista. Com todo o recall que Jarbas possui, apesar de se considerar um número significativo faltando pouco mais de dez meses para a eleição, 19% ainda é muito pouco pra quem quiser disputar uma prefeitura, e naturalmente Jarbas não entraria numa aventura.

O grande dado dessa pesquisa não é nem a intenção de votos dos candidatos, mas sim a aprovação do prefeito, que mesmo num cenário de crise com vários gargalos a serem enfrentados, Geraldo Julio possui uma aprovação de quase 60% dos entrevistados. Esse número dá uma margem bastante sólida para que o prefeito possa conduzir com certa tranquilidade a sua sucessão.

Já o maior prejudicado dessa pesquisa é o deputado federal Daniel Coelho (PSDB), que após atingir 28% dos votos válidos nas eleições de 2012, surge no Paraná Pesquisas com apenas 8% de votos válidos, não conseguindo chegar a dois dígitos nas pesquisas. Esses números, que já se apresentaram em outras sondagens, podem dar a munição que os tucanos adeptos da reeleição de Geraldo Julio precisavam para sepultar de uma vez por todas a candidatura de Daniel.

O fato é que a oposição formal ao prefeito, composta pelo PT de João Paulo, o PTB de Silvio Costa Filho e o PSOL de Edilson Silva, não consegue empolgar o eleitorado recifense para desbancar a reeleição de Geraldo Julio.

Reeleição - O presidente da Alepe deputado Guilherme Uchoa (PDT) já se movimenta para tentar o sexto mandato como presidente da Casa Joaquim Nabuco. Ele estaria amparado pela Lei, que permitiria não só a sua reeleição em 2017 como mais um mandato de presidente em janeiro de 2019 caso ele queira continuar no cargo.

Federal - A prefeita de São Bento do Una Debora Almeida (PSB) já está a pleno vapor para alcançar a reeleição no ano que vem. Caso obtenha êxito, Debora pavimentará sua candidatura a deputada federal nas eleições de 2018. Ela enfrentará no ano que vem o suplente de deputado estadual Washington Cadete (PTB).

Lucas Ramos - A saída do deputado Lucas Ramos do PSB são favas contadas. Lucas se filiará em breve ao PMDB do prefeito de Petrolina Julio Lóssio. Lucas, inclusive, tem desfilado na capital do São Francisco já como candidato escolhido do prefeito Julio Lóssio. Além de ter a preferência do prefeito, Lucas também é o preferido do governador Paulo Câmara, que sonha dia e noite em impor uma fragorosa derrota ao senador Fernando Bezerra Coelho.

Destino - O vice-prefeito Jorge Gomes e a ex-deputada Laura Gomes não ficaram nem um pouco satisfeitos com o tratamento que receberam do PSB na escolha da deputada Raquel Lyra para comandar a comissão provisória do partido em Caruaru. Apesar de negarem publicamente, Laura, Jorge e Marcelo, o filho do casal e vereador na capital do forró, podem anunciar a filiação ao PDT do prefeito José Queiroz para que Jorge seja o candidato a sua sucessão.

RÁPIDAS

Votos - De acordo com um deputado do PSDB, a oposição teria hoje 200 votos para o impeachment da presidente Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados. São necessários 342, mas esse contingente poderia ser alcançado caso haja ampla aprovação popular pelo impeachment.

Michel Temer - O vice-presidente Michel Temer tem um currículo e uma capacidade política muito maiores do que os que tinha o vice-presidente Itamar Franco na época do impeachment de Collor. Temer pode ser a força que o Brasil precisa para sepultar de uma vez por todas a crise política que existe no país.

Inocente quer saber - O que o Planalto tem a oferecer aos deputados para conseguir barrar o impeachment?

COMENTÁRIOS dos leitores