Silvano Brito

Silvano Brito

Fitness e Nutrição

Perfil: Nutricionista, Educador Físico, ex atleta de Fisiculturismo e Atletismo.Pós Graduado em Nutrição Esportiva, musculação e atividade física em Academias de Ginástica.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJa.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Cuidado ao cortar calorias em excesso

Silvano Britosex, 30/09/2011 - 08:47

No afã de conseguir um corpo malhado e definido, muitos cometem erros graves, quando no inicio da dieta cortam excessivamente as calorias.

Você quer ficar definido, mais nenhum sacrifício parece suficiente. Com isso, você decide cortar sua ingestão calórica pela metade, esperando, em poucos dias, uma transformação em seu corpo. Este é um erro gravíssimo, porque seu corpo não responderá com a mesma velocidade da mudança realizada, o corte excessivo das calorias pode levar o seu metabolismo a reduzir seu gasto energetico, cada vez mais.

O ideal é você fazer um ajuste de 15 % a 20 % a menos no consumo das calorias. Exemplo: Se você consome 3.000kcal por dia, vai passar a consumir 2.400kcal a 2.550kcal. Isso permitirá que seu metabolismo continue funcionando corretamente e queimando as calorias.

Porém com uma diminuição excessiva de ingestão calórica, seu objetivo pode ir por água a baixa com o tempo. Em algumas semanas o metabolismo adapta a queimar menos calorias, o que reduz a perda continua de gorduras. Uma boa maneira de evitar isto é consumir mais calorias durante um dia na semana chegando a incluir os mesmos hábitos anteriores ao inicio da dieta, ou seja, nesse caso 3.000kcal.

Aumentando gradualmente as calorias, faz com que o organismo interrompa a resposta de adaptação, permitindo que o metabolismo continue funcionando numa velocidade suficiente para continuar perdendo peso. Os cortes excessivos nas calorias podem levar a uma perda de massa muscular, com uma diminuição do metabolismo celular.

COMENTÁRIOS dos leitores