Silvano Brito

Silvano Brito

Fitness e Nutrição

Perfil: Nutricionista, Educador Físico, ex atleta de Fisiculturismo e Atletismo.Pós Graduado em Nutrição Esportiva, musculação e atividade física em Academias de Ginástica.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJa.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Chocolate para entrar em forma

Silvano Britoter, 11/10/2011 - 14:31

O chocolate é produzido a partir da massa do cacau, sacarose, manteiga de cacau, leite, substancias flavorizantes e outros componentes como: amêndoas, uva passa, castanha de caju e outros alimentos, para melhorar a palatabilidade na composição do chocolate.

Um grupo de cientistas da universidade da Califórnia investigou se o chocolate pode melhorar o rendimento nos exercícios físicos. Foi testado em ratos a potencialidade dos fitonutrientes epicatequina,catequina e flavonóides encontrado no cacau.Divididos em grupos os ratos comeram duas vezes ao dia as doses das substâncias. Um grupo ficou com a caminhada em uma esteira por um curto período do dia, após 30 dias de testes os ratos fizeram a esteira, correndo até a fadiga. Um dos grupos que estava bebendo apenas água, se cansou mais rapidamente, do que o grupo que recebeu os fitonutrientes. Os melhores resultados foram encontrados no grupo que juntou os fitonutrientes e exercícios físicos. E que chegaram a percorrer, uma distância 50% maior que os outros grupos.

É importante destacar, diz a pesquisa, que o processamento pode diminuir bastante a quantidade de fitonutrientes. O chocolate preto (amargo), contendo 70% de massa do cacau tem quantidades importantes de fitonutrientes capazes de promover uma série de benefícios na pratica da atividade física.

Então quando for comer chocolate pense nisso quanto menos processado melhor e quanto mais cacau também. Afinal e nele que estão contidos os fitonutrientes importantes e que vão promover efeitos benéficos a prática de atividade física e a nossa saúde.

COMENTÁRIOS dos leitores