Falha no enunciado pode anular quesito de física, apontam professores
O quesito trata sobre potência calorística
novembro 10, 2024 - 9:27 pm
Foto: Reprodução/Enem
Uma falha de formulação no enunciado pode anular o quesito 124, prova de cor verde, da disciplina de física do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Conforme apontam os professores Carlos Júnior e Gustavo Bruno, a questão, que trata sobre potência calorística, devido à ausência de informação, não apresenta gabarito.
“O texto não deixa claro esse processo de calor latente”, frisa Carlos Júnior. “No momento em que a gente faz as contas e leva em consideração esse calor latente, que é esse momento em que a água evapora, não temos todas as informações para calcular […] o que aconteceu nesse quesito foi uma divergência entre o texto e as informações que ele trouxe”, reforça Gustavo Bruno.
Análise da prova
A prova de física, que faz parte da avaliação de Ciências da Natureza, contou com 15 questões e, segundo análise dos docentes, teve uma boa distribuições de conteúdos. Cinemática vetorial, para eles, foi “uma surpresa”. “Geralmente, a gente espera um quantitativo muito grande de mecânica, mas, não esperávamos que o cunho da questão fosse cinemática vetorial”, examina Gustavo Bruno.
Carlos Júnior chama atenção para a presença eletroestática, que “fazia um pouco de tempo que não aparecia na prova. Diferente de 2023, que contemplou principalmente ondulatória, esta edição contou com uma boa distribuição de conteúdos e veio para quem realmente estudou”.