Enem: perdi o 2º dia de prova, o que fazer?

Confira o que diz o edital

Enem: perdi o 2º dia de prova, o que fazer?

Foto: Júlio Gomes/LeiaJá/Arquivo

O segundo e último dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 foi realizado neste domingo (10). Candidatos que não conseguiram realizar o certame, por problemas logísticos ou por estarem infectadas por doenças previstas no edital do exame, podem solicitar reaplicação.

A solicitação, conforme o edital do Enem 2024, pode ser feita entre 11 e 15 de novembro na Página do Participante. Os pedidos e a documentação apresentada serão analisadas, individualmente, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A reaplicação está prevista para os dias 10 e 11 de dezembro.

Quem pode pedir reaplicação?

Segundo o edital do Enem 2024, poderá solicitar a reaplicação do exame aquele participante impossibilitado de comparecer ao local da prova por estar infectado por doenças como tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenzae, doença meningocócica e outras meningites, varíola, varíola dos macacos (monkeypox), influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e Covid-19.

Também problemas de logística como desastres naturais, comprometimento da infraestrutura do local, falta de energia elétrica no local de prova, que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural, erro de execução de procedimento de aplicação que cause comprovado prejuízo ao participante.

Ainda consoante o edital, estudantes que não se encaixam nas situações citadas e previstas na normativa não podem realizar a solicitação de reaplicação. Logo, devem esperar o próximo ano para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).