Redação Enem: confira 5 temas para treinar no mês de outubro
Professora lista cinco temas e repertórios sugestivos
outubro 1, 2024 - 5:16 pm
Foto: Júlio Gomes/LeiaJá/Arquivo
Faltando pouco mais de um mês para a prova do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2024, é de extrema importância que os estudantes treinem os elementos de construção dos textos, como explica a professora de redação para Enem e concursos, Evelyn Molinaro.
“Os vestibulandos devem estudar alguns elementos do texto que eles têm errado mais e focar nas competências que possuem mais dificuldade. E sabe aquelas situações em que o aluno não consegue sair de determinada nota? Parece que estacionou? É agora que ele consegue verificar no que tem, de fato, a melhorar. Por isso, é muito importante que ele sempre analise as correções feitas pelos professores, justamente para que a próxima redação tenha as partes mais críticas consertadas”, diz Evelyn Molinaro.
Por isso, para integrar o processo de preparação para a prova, o LeiaJá lista cinco temas de redação e repertórios sugestivos para auxiliar os estudantes a treinar o texto dissertativo-argumentativo do Enem 2024. Confira:
5 temas de redação para treinar em outubro para o Enem
1) As causas e consequências da crise ambiental brasileira
2) Caminhos para a conscientização dos jovens usuários de cigarro eletrônico na sociedade brasileira
3) A discussão em torno do consumo exacerbado e suas implicações ambientais
4) Jogos de azar e suas consequências na economia brasileira
5) A influência digital para a mudança de comportamento dos jovens brasileiros: causas e consequências
Repertório sugestivos
Além de sugerir temas que ajudarão os estudantes a escrever e exercitar a escrita do texto dissertativo-argumentativo, a professora também indica repertórios socioculturais. Confira abaixo:
Questão ambiental
“Pode-se utilizar, nos temas que abordam a questão do meio ambiente, a própria Constituição Federal, a qual afirma que os cidadãos têm o direito de possuir um meio ambiente ecologicamente equilibrado. A Carta Magna nunca falha nessas situações”, relata Evelyn.
Consumo exacerbado de jogos de azar e a influência digital
“Ao ser discutido sobre consumo exacerbado, jogos de azar e influência digital, dá para inserir a prisão da influenciadora Deolane Bezerra, além de abordar a questão dos brasileiros estarem se afundando em dívidas, mesmo aqueles que utilizam o Bolsa Família, por exemplo, o que foi dito, também, pelo Presidente Lula na última semana de setembro”, diz Molinaro.
“Podem ser usados também repertórios como ‘Utopia’, de Thomas More, nunca falham. E pensar, é claro, em coisas das quais os estudantes gostam e tenham domínio sobre: séries que gostam de assistir, filmes, livros[…] tudo isso dá para encaixar como repertório sociocultural e fazer da redação algo prazeroso”, finaliza a docente.