INSS deve convocar 500 aprovados em concurso e realizar novo certame em 2025

Atrativas passarão por “autorização especial” realizada pelo Ministério da Gestão e Inovação

INSS deve convocar 500 aprovados em concurso e realizar novo certame em 2025

Convocações de novas vagas tem prazo até o final do ano de 2024. (Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil)

O último concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), destinado ao cargo de técnico, foi realizado em 2022. Após dois anos, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, anunciou a previsão das convocações de novas vagas até o final deste ano, e também a realização de um novo certame do INSS em 2025.

“A nossa intenção é pedir um novo concurso de nível superior para o ano que vem”, disse Lupi, ao programa “Bom dia Ministro”, transmitido na manhã desta quinta-feira (26). “Desses concursados (de 2022), já somos 1.250 e estamos solicitando mais 500 aprovados de nível médio, que são fundamentais para nós”, completa. 

LeiaJá também: Após espera de 5 anos, professor perde prazo de concurso, mas recupera vaga na Justiça

Com as novas oportunidades ofertadas, as atrativas passarão por “autorização especial” realizada pelo Ministério da Gestão e Inovação (MGI) em decorrência do concurso de 2022, que já passou do tempo estipulado das convocações dos cargos, com prazo de até dois anos.

“Eu não posso mudar a feitura do concurso. Se você faz o concurso para nível médio e é aprovado em nível médio, eu não tenho como, com uma caneta, mudar o grau, mesmo a pessoa tendo um nível superior. Porque (o candidato) não fez o concurso para aquele fim, com aquele objetivo”, enfatizou o ministro da Previdência Social.