Pequenos negócios foram responsáveis pela maioria dos empregos em 2024, aponta Sebrae

Levantamento foi realizado entre os meses de janeiro e junho

Pequenos negócios foram responsáveis pela maioria dos empregos em 2024, aponta Sebrae

Foto: Unsplash

No primeiro semestre de 2024, as microempresas e empresas de pequeno porte foram responsáveis pela geração de seis em cada 10 novos empregos, de acordo com levantamento feito pelo Sebrae, com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), entre janeiro e junho, o setor gerou mais de 777,2 mil novos postos de trabalho.

Desse total, o mês de junho contabilizou mais de 201,7 mil vagas criadas, sendo os pequenos negócios responsáveis por 115,9 contratações (57,5%). Nesse período, os setores que lideraram a geração de empregos foram de Serviços (49.018 vagas), Comércio (27.443) e Construção (18.753).

“Esse resultado se deve muito aos milhões de donos de pequenos negócios que acordam cedo todos os dias e não desanimam diante das dificuldades, inclusive as altas taxas de juros no acesso ao crédito”, pontua o presidente do Sebrae, Décio Lima.

E complementa: “O IBGE trouxe mais cedo os dados da PNAD Contínua, que mostram que a taxa de desempregados é a menor desde 2014, chegando em 6,9%. Isso demonstra que o Brasil voltou e está no caminho correto com a liderança do presidente Lula e do vice-presidente Geraldo Alckmin”.