Famílias denunciam falta de material e merenda estragada em escolas municipais de Olinda
Um denúncia foi encaminhada ao MPPE pelo Sinpmol
agosto 2, 2024 - 4:03 pm
Foto: Reprodução/Site da Prefeitura de Olinda
Famílias de estudantes da rede municipal de Olinda, na Região Metropolitana do Recife, denunciam a ausência de material escolar, de limpeza e higiene. Além disso, mães de alunos da Escola Municipal Izabel Burity, localizada no bairro de Rio Doce, alegam que a merenda servida chega à instituição de ensino estragada.
De acordo com a diretora do Sindicato dos Professores da Rede Municipal de Olinda (Sinpmol), Luciene de Souza, um ofício foi enviado à Secretaria de Educação. O documento pede “manutenção urgente”. Além disso, uma denúncia foi registrada junto ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE).
“Infelizmente essa é a realidade grave da nossa rede, que vai desde a estrutura física até a elétrica, em que corremos riscos graves de ter curto circuito, como aconteceu na Escola Misael Montenegro que causou início de incêndio. Colocando em riscos a vida de crianças, professoras e funcionários”, disse Luciene de Souza ao LeiaJá.
Ainda segundo a diretora do Sinpmol, muitas vezes, os profisisonais compram materiais “para ter condições de trabalho”. No que se refere a merenda servida na Escola Municipal Izabel Burity, ela salienta que o sindicato pediu esclarecimentos e cobrou ações junto à Secretaria de Educação de Olinda.
O que diz a prefeitura de Olinda
A reportagem entrou em contato, através de e-mail, com a prefeitura de Olinda. Em resposta, a gestão municipal ressalta que a empresa responsável pelo fornecimento dos kits escolares “enfrentou dificuldade para realizar as entregas”. Contudo, garante que os itens serão entregues na próxima semana.
“A empresa em questão já foi notificada pela Prefeitura de Olinda, para que os prazos de fornecimento sejam respeitados”, finaliza a nota. Sobre a merenda, a gestão não falou sobre o assunto.