Manter rotina de estudos nas férias é investir na carreira, aconselha psicóloga 

A revisão ativa do conteúdo aprendido durante o ano, junto a resolução de exercícios e problemas são métodos eficazes

Manter rotina de estudos nas férias é investir na carreira, aconselha psicóloga 

Durante as férias, os estudantes podem adotar métodos de estudo eficazes. Foto: Júlio Gomes/LeiaJá/Arquivo

As férias são um momento muito esperado pelos estudantes. Tempo de descansar das atividades acadêmicas e curtir. Mas como relaxar sem se descuidar dos preparativos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e demais vestibulares?

A psicóloga e coordenadora educacional do Colégio Motivo, Sil Mesquita, traz algumas orientações que podem facilitar o processo de aproveitar o lazer sem perder o foco da preparação.

Hora de estudar, mesmo nas férias

Para Mesquita, enquanto o dia das provas não chega, manter uma rotina de estudos, mesmo durante as férias, também requer planejamento e disciplina.

“Em primeiro lugar, é essencial estabelecer um horário regular para os estudos, mesmo que seja mais flexível do que durante o ano letivo. Isso ajuda a manter a consistência e evita acumular matérias para o último momento”, aconselha.

“Escolher um ambiente adequado e livre de distrações para o estudo é fundamental para a concentração e o aproveitamento”, complementa a psicóloga. 

LeiaJá também: Confira estratégias de estudos para otimizar a preparação para o Enem

A revisão ativa do conteúdo aprendido durante o ano, junto a resolução de exercícios e problemas são métodos eficazes.

“Ao adotar uma postura proativa em relação aos estudos, os estudantes não apenas mantêm o ritmo acadêmico, mas também se preparam para o próximo ano letivo de forma mais confiante. Investir tempo e esforço nos estudos durante as férias é um investimento no próprio futuro acadêmico e profissional”, enfatiza Sil Mesquita.

Não menos importante, o cuidado com a própria saúde física e mental. Isso inclui períodos de descanso adequados, alimentação saudável e atividades físicas, que são fundamentais para manter o cérebro ativo e pronto para absorver novos conhecimentos. 

 Com informações da assessoria