Dia mundial do doador de sangue: entenda como o assunto pode cair no Enem

A data é utilizada desde 2004 para lembrar à população sobre a importância da doação de sangue

Dia mundial do doador de sangue: entenda como o assunto pode cair no Enem

O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado nesta sexta0feira (14). (Foto: Freepik)

O altruísmo das pessoas que têm como hábito a doação de sangue é comemorado no dia 14 de junho em todo o mundo. O dia mundial do doador de sangue é uma data celebrada desde 2004, quando foi escolhida para lembrar a importância do ato de humanidade que salva vidas.

Para esta data importante o LeiaJá conversou com o professor de biologia Leandro Alberto, que explicou a relação do sistema ABO com o fator Rh, como ocorre as transfusões de sangue e como o tema pode ser abordado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Este conteúdo é realizado em parceria com o Vai Cair No Enem.

Tipos de sangue

Os diferentes grupos sanguíneos foram descobertos no século XX por Karl Landsteiner e são conhecidos até hoje como sistema ABO. Esse sistema categoriza o sangue em quatro tipos principais com base na presença ou ausência das células – antígenos – na superfície dos glóbulos vermelhos.

Os tipos de sangue são:

A: Possui o antígeno A na superfície dos glóbulos vermelhos e anticorpos anti-B no plasma.

B: Possui o antígeno B na superfície dos glóbulos vermelhos e anticorpos anti-A no plasma.

AB: Possui ambos os antígenos A e B na superfície dos glóbulos vermelhos e não tem anticorpos anti-A nem anti-B no plasma. É conhecido como receptor universal, pois pode receber sangue de qualquer tipo ABO.

O: Não possui antígeno A nem antígeno B na superfície dos glóbulos vermelhos, mas possui anticorpos anti-A e anti-B no plasma. Este é o tipo conhecido como doador universal.

Fator Rh

O fator Rhesus (Rh) é outro antígeno que pode estar presente na superfície dos glóbulos vermelhos. O nome Reshus vem do gênero do macaco utilizado para realização dos estudos. Landsteiner também foi o estudioso responsável e descobridor do fator Rh. A presença do antígeno é sinalizado pelo positivo (Rh+) e a ausência dele, pelo negativo (Rh-).

Transfusões de Sangue

O professor Leandro Alberto explica que ” é essencial compatibilizar o tipo sanguíneo e o fator Rh entre doador e receptor para evitar reações adversas. Exemplo: uma pessoa com sangue tipo O- (doador universal) pode doar sangue para qualquer pessoa, mas só pode receber sangue de outro O-. Já uma pessoa com sangue AB+ (receptor universal) pode receber sangue de qualquer tipo, mas só pode doar para outro AB+”, dispara.

Como o tema pode cair no Enem?

O docente aponta quais temáticas podem ser cobradas no Enem na relação entre o sangue e o corpo humano. São elas:

  • Transfusões de Sangue;
  • Herança Genética;
  • -Incompatibilidade Rh;
  • Grupos Sanguíneos na População;
  • Compatibilidade Sanguínea.

O facilitador ainda falou sobre a teoria de resposta ao item (TRI) e sobre o nível das questões deste tema no exame:

“A gente pode colocar geralmente para questões fáceis a medianas. Apesar de que no ano 2021, caiu uma questão uma das mais difíceis que envolvia tanto o fator RH, sistema ABO, mais outras questões genéticas juntas. Mas o sistema ABO, por exemplo, o tipo sanguíneo, por ele sozinho, a gente fica ali entre questões fáceis e medianas”, finaliza o docente.

LeiaJá também: Enem 2024: saiba quais assuntos estudar durante o mês de junho