Governo de Pernambuco lança programa de qualificação profissional com mais de 25 mil vagas

Primeiro bloco do Qualifica PE conta com 15.100 vagas e 591 turmas

Governo de Pernambuco lança programa de qualificação profissional com mais de 25 mil vagas

O Governo de Pernambuco lançou, nesta segunda-feira (20), o programa Qualifica PE. Foto: Júlio Gomes/LeiaJá

O Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (SEDEPE), junto ao Sistema S (Senai, Senac e Sebrae), lançou, nesta segunda-feira (20), o programa Qualifica PE. 

Neste primeiro bloco do programa serão 5.800 vagas de qualificação e formação profissional, na modalidade Qualifica Trabalho, de maio a dezembro de 2024.

A iniciativa também trará 9.350 vagas de qualificação empreendedora, o Qualifica Empreendedor, até 2025. Serão abordados temas como empreendedorismo, finanças, gestão e muitos outros. 

Durante a cerimônia de lançamento do projeto, a secretária da Sedepe, Amanda Aires, salientou que este é um projeto emancipador e transversal, que visa ser o maior e melhor programa de qualificação para jovens, estudantes e trabalhadores.

Amanda Aires, secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo. Foto: Júlio Gomes/LeiaJá

Cursos do Qualifica PE

O programa tem o propósito de garantir a formação e qualificação profissional e empreendedora no estado de Pernambuco inteiro, de acordo com a vocação de cada uma das regiões. O foco está na empregabilidade da população, a exemplo das vagas nas áreas de logística, beleza e construção civil, como também na qualificação empreendedora. “O programa vai acontecer de maneira descentralizada, em mais de 50 municípios de Pernambuco. Todo mundo pode participar. Se trata de programas de amplo acesso à formação empreendedora, seja para construção civil, para gastronomia, e tudo isso permitindo que quem queira entrar no mercado de trabalho, possa entrar a partir dessas formações,” afirmou a governadora Raquel Lyra, durante o lançamento do programa, no Cais do Sertão. 

A governadora Raquel Lyra, no lançamento do programa, no Cais do Sertão. Foto: Júlio Gomes/LeiaJá

Lyra falou sobre os passos de introdução da população após a finalização da qualificação. “Ao final dessa jornada de formação, queremos alinhar isso com a formalização de empresas a partir da Jucepe, e a garantia do microcrédito através do ‘Programa Bora Empreender’”, explica. 

Os cursos do Qualifica PE começam já no mês de junho, de forma completamente gratuita. Serão 591 turmas no primeiro bloco, com aulas totalmente presenciais. A partir do mês de junho os cursos começam e têm durações diversas [entre 20 e 80 horas], pois são desde oficinas até cursos de longa duração, onde a população vai poder acessar, inclusive dentro de prédios do Sistema S e na casa do trabalhador do Governo de Pernambuco e do Ministério do Trabalho”, diz a governadora.

O investimento gira em torno dos R$ 5 milhões, nessa primeira etapa. “Mas se trata só desta primeira etapa, esse ano a gente já vai lançar também novas etapas, com novos recursos investidos do Governo de Pernambuco”, pontua Lyra.

Desta vez, a montagem foi estudada especialmente para atender as necessidades e a o que realmente geraria emprego e renda. “Foi feito um amplo estudo das cadeias produtivas e do que o mercado está demandando de Pernambuco. Então, diferentemente do que acontecia no passado, que os cursos vinham de acordo com o que a instituição queria, agora é o mercado que tá ditando a regra. E a gente faz a formação empreendedora, já vocacionada para que haja a maior empregabilidade para quem se forma nesses cursos”, afirma a chefe do executivo.

Qualificação por todo o estado

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, a meta do projeto é abraçar 123 cidades pernambucanas até o final deste ano.

“Nós estamos focando hoje, no público 18+. Existe, obviamente para cada curso, uma linha de pré-requisitos, alguns cursos pedem o ensino fundamental completo, outros solicitam o ensino médio completo. Então é importante que na hora que a pessoa quando for fazer a inscrição, que ela o faça observando estes critérios, mas basta ser pernambucano que está eleito para se inscrever”, explica a secretária Amanda Aires.

A secretária ainda informa que é possível se inscrever para mais de um curso, porém a indicação é que pessoa finalize o primeiro curso e siga para os demais, visando evitar uma convergência de horários. Todos os cursos geram certificados carimbados pelo governo de Pernambuco.

As incrições estão disponíveis através da página da Sedepe, onde os interessados podem consultar os cursos disponíveis nas respectivas localidades.

Lançamento do programa Qualifica PE. Foto: Júlio Gomes/LeiaJá

Empreender e empregar

Após a finalização dos cursos, os contemplados serão encaminhados para a Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE), para verificar quem pode obter um microcrédito, e para a Casa do Trabalhador e a Casa da Trabalhadora, unidades do Sistema Nacional de Emprego (SINE).

“Nossas equipes vão cadastrar essas pessoas no banco de talentos da Casa do Trabalhador, para que nós possamos encaminhar essas pessoas para a contratação”, explicou Amanda Aires.

Além do Qualifica PE

A governadora ainda mencionou novos lançamentos, agora por meio da Secretaria de Educação e Esportes (SEE-PE). “Nesse primeiro semestre a gente ainda faz o lançamento dessas parcerias que anunciamos hoje, agregadas ao do Sistema S, para dentro de nossas escolas, seja na formação do ensino médio, na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e nas escolas técnicas”, promete Raquel Lyra.