Pescando talentos: Peixe 30 facilita a contratação de funcionários pelas empresas

A plataforma profissional permite que as empresas personalizem seus processos seletivos e que os candidatos tenham suporte nas vagas

Pescando talentos: Peixe 30 facilita a contratação de funcionários pelas empresas

Foto: Júlio Gomes/LeiaJá/Arquivo

O mercado de trabalho é um campo de batalha para os profissionais que procuram por uma oportunidade de emprego. Organizar as ideias quanto às vagas abertas e entender qual o perfil e etapas de cada processo não é uma tarefa fácil. Pensando em facilitar o encontro entre candidato e contratante, a plataforma Peixe 30 se caracteriza como prática e acessível.

A rede social surgiu da necessidade do CEO, Willian Valadão, de contratar um gestor para uma de suas empresas. Ao se deparar com o esforço e a dificuldade de analisar currículos, marcar entrevistas e encontrar os perfis comportamentais dos candidatos, Valadão viu a oportunidade de uma alternativa de recrutamento.

Atualmente, a rede social já funciona em todo o Brasil, pelo lema de “encontrar gente boa é o melhor negócio”. O Peixe 30 já soma mais de 800 mil usuários cadastrados e 1.100 empresas na plataforma. Nela, os candidatos podem postar o currículo, realizar o teste comportamental e compartilhar vídeos mostrando suas experiências.

Do outro lado, as empresas conseguem conhecer mais do perfil do candidato e utilizam o site Recruiter para criar vagas e publicam no aplicativo. Analista de marketing do Peixe 30, Letícia Sabadini explica que o “objetivo no mercado é facilitar a conexão entre empresas que precisam que contratar e profissionais que precisam trabalhar”.

O aplicativo também permite que os usuários realizem networking, parcerias e conteúdos pela própria rede, podendo “vender o seu peixe” para o mercado de trabalho com vídeos de até 30 segundos. Sabadini define que o app mistura um pouco das redes que já são usadas no dia a dia, como o TikTok e o LinkedIn, para deixar o processo seletivo dinâmico e objetivo.

“Ali, o usuário também vai ter todo suporte de fazer o assessment, que é nosso teste comportamental, onde ela vai receber o relatório dizendo os pontos fortes e a melhorar que aquele candidato tem. Então realmente dá uma visibilidade para profissionais qualificados a trabalhar, abre portas e oportunidades”, defende Letícia.

Recrutador para a empresas

O Peixe 30 também é um recrutador voltado para empresas, chamado de Recruiter, que procuram por profissionais bem qualificados e permite que os contratantes realizem e gerenciem processos seletivos personalizados, criando etapas com ajuda da inteligência artificial disponibilizada pela própria plataforma.

Gerente de RH do grupo Ser Educacional, Danielle Monte ficou satisfeita com o uso do Peixe 30 na contratação de novos talentos para empresa. A profissional destaca que a quantidade de opções e ferramentas da rede social é o ponto mais vantajoso.

Por exemplo, possível visualizar o status das vagas, se tem vaga vencida ou não, conseguir visualizar todas as oportunidades publicadas, quantas candidaturas foram enviadas e tempo de expiração delas, além do tempo de inscrições e de contratação. O candidato também pode visualizar a etapa em que está posicionado no processo.

“Para gente, enquanto gestora, fica muito bom utilizar o Peixe 30 Recruiter. (…) Para a analista de RH que vai trabalhar diretamente com o Recruiter, ela consegue fazer uma gestão mais simples. O gestor consegue ter acesso a vaga e fazer anotações do que gostou e não gostou, e quando ele faz as anotações, a analista do RH consegue identificar quais foram as anotações que o gestor colocou. Isso facilita muito a etapa de transparência e agilidade para o processo”, defende Danielle.

Peixe 30 para os candidatos

Com mais de 800 mil cadastros, vários profissionais encontraram no Peixe 30 uma forma de se destacar no mercado. Esse é o caso de Amanda Silva e Luana Costa, que conseguiram uma oportunidade de contratação pela plataforma.

Amanda tentava emprego há cerca de um ano, após ter terminado o mestrado, e ainda assim não conseguia espaço no mercado. Após aplicar em diversas plataformas profissionais, Amanda já tinha ansiedade de não conseguir trabalhar, até que cadastrou seu currículo no Peixe 30.

“Eu não conhecia a plataforma Peixe 30. Eu fui pesquisar o que era, fiz o teste de perfil, encaminhei como foi solicitado. E (eu) vi que na plataforma existiam vagas de emprego, vi que as pessoas postavam vídeos e suas experiências, vi que tinha vídeos de algumas dicas e decidi me inscrever”, detalha a profissional.

Depois de cadastrar seu currículo e acompanhar as vagas por cerca de uma semana, Amanda achou uma vaga de interesse e aplicou. Logo no dia seguinte ela já recebeu uma ligação do RH perguntando se estava disponível para uma entrevista, que aconteceu no mesmo dia, e foi aprovada para vaga.

“Foi surreal, eu não acreditei. A plataforma Peixe 30 dá retorno sim, os recrutadores veem o seu currículo e, se for o perfil, sim eles vão lhe contatar para entrevista. E não desista, persista! Vá na plataforma Peixe 30, aplique nas vagas do seu perfil e seu emprego vai chegar”, acredita a contratada.

Já a acadêmica de direto Luana Costa foi contratada como líder de atendimento por causa de uma oportunidade ofertada na rede social. Luana compartilha que a plataforma tem um fácil acesso, semelhante a outros aplicativos que são usados no dia a dia. Luana realizou todo processo pelo Peixe 30 e foi aprovada.

“Dentro do site ele já vai sugerir o teste comportamental como uma das etapas para gente, e foi interessante porque querendo ou não a gente começa a fazer uma auto avaliação (…) Então achei muito legal porque eu pude me avaliar em outras partes, o que eu nunca tinha feito”, lembra Costa.