69% das empresas veem aumento da eficiência operacional com a transformação digital, diz estudo

Pesquisa foi produzids pela Pwc Brasil

69% das empresas veem aumento da eficiência operacional com a transformação digital, diz estudo

Foto: Freepik

De acordo com o estudo Índice Transformação Digital Brasil 2023, produzido pela Pwc Brasil,  69% das instituições esperam que o aumento da eficiência operacional aconteça com a implementação da transformação digital.

Ainda de acordo com o levantamento, 12% das organizações mencionaram a formação de novas áreas dedicadas ao digital e à inovação ou a reestruturação de equipes. Além disso, 17% das empresas salientaram mudanças no modelo de operação, incorporando práticas como metodologias ágeis

Isso mostra que os dados apresentados justificam o aumento da eficiência operacional, que ocorre principalmente via automação e automatização de tarefas operacionais. Estes mostram também como as organizações continuam voltadas aos impactos imediatos ou de curto prazo da digitalização e menos à transformação estratégica e cultural, que são cruciais para a competitividade e a sustentabilidade do negócio.

LeiaJá também: Confira 5 cursos gratuitos para alavancar seu negócio

Tecnologia e estratégias de negócios

A tecnologia desempenha um papel crucial ao capacitar as organizações a se manterem competitivas em um mundo em constante mudança. Visando sempre o avanço, a implementação de sistemas de automação, até inteligência artificial e análise de dados, leva as empresas a otimizar processos, reduzir custos e melhorar a tomada de decisões com o auxílio da tecnologia.

“Os colaboradores não são apenas usuários passivos da tecnologia, mas sim agentes ativos que moldam a sua utilização e impacto dentro da empresa. Os gestores e líderes precisam entender as necessidades, preocupações e expectativas dos seus colaboradores em relação à tecnologia, oferecendo o suporte necessário para que se sintam confortáveis e capacitados para utilizar essas ferramentas eficazmente”, analisa o CEO da Agiletech e especialista em tecnologia e negócios, Antonio Muniz. 

Por outro lado, a gestão de pessoas desempenha um papel fundamental na promoção de uma cultura organizacional que valoriza a inovação, a aprendizagem contínua e a colaboração que encarem a estratégia de transformação digital como fundamental para a transformação integral do negócio para um modelo plenamente digital.

Segundo o levantamento, apenas 7% dos participantes indicaram mudanças abrangentes em sua estratégia, incluindo o redesenho do núcleo do negócio e a implementação faseada em todas as áreas. Portanto, o percentual requer dos gestores e líderes uma abordagem que reconheça e integre tanto a tecnologia quanto as pessoas em suas estratégias de negócios.