Secretaria de Educação de Pernambuco garante retorno do Ganhe o Mundo, mas intercâmbio segue sem data

De acordo com a SEE-PE, as aulas de inglês e espanhol do Ganhe o Mundo já iniciaram e o Governo de Pernambuco assegurou um orçamento de R$ 44 milhões para retomada do programa

Secretaria de Educação de Pernambuco garante retorno do Ganhe o Mundo, mas intercâmbio segue sem data

Embarque de estudantes para intercâmbio do Ganhe o Mundo. Foto: (Divulgação/SEE/Pedro Menezes)

Criado em 2011, o Programa Ganhe o Mundo (PGM) surgiu como possibilidade de intercâmbio educacional e cultural para alunos da rede estadual de Pernambuco. No entanto, no segundo semestre de 2019, a iniciativa foi suspensa temporariamente, em decorrência de uma medida cautelar do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE).

Entretanto, em março de 2023, já no mandato de Raquel Lyra (PSDB), o TCE emitiu parecer que determinou a anulação do processo licitatório realizado e apontou uma nova licitação para o retorno das viagens. Na ocasião, o LeiaJá entrou em contato com a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE-PE).

Através de nota, a pasta afirmou que estava trabalhando na reestruturação do programa, com elaboração dos novos Termos de Referências e Editais, de acordo com as determinações do TCE. Além disso, alegou-se que no segundo semestre de 2023, os cursos de idiomas seriam retomados e, a partir de 2024, os embarques de alunos e professores começariam.

Leia Também: Sem ‘Ganhe o Mundo’, João Campos lança novo intercâmbio

À espera de cronograma

Em novo contato com a SEE-PE, o LeiaJá questionou sobre o início das aulas e o período de embarque. Por meio de nota, a secretaria garantiu que o Programa Ganhe o Mundo (PGM) está em andamento. Ademais, as aulas de inglês e espanhol já iniciaram e fazem parte das eletivas ofertadas pelas instituições.

Sobre o intercâmbio internacional, segunda etapa do PGM, a pasta alega que estão “em tramitação processos licitatórios para que o cronograma de compra de passagem e embarque seja estabelecido”. A SEE também salienta que o Governo de Pernambuco “assegurou um orçamento de R$ 44 milhões para o programa ser retomado”.