UPE sobe em ranking e é a melhor universidade estadual do Nordeste; UFPE e UFRPE também se destacam

Classificação foi elaborada pela iniciativa internacional “Ranking Web of Universities”

UPE sobe em ranking e é a melhor universidade estadual do Nordeste; UFPE e UFRPE também se destacam

A fachada da Reitoria da UPE. Foto: Kerol Correia/Alepe

A Universidade de Pernambuco (UPE) conquistou destaque como a melhor universidade estadual do Nordeste e a sexta melhor do Brasil no Ranking Web of Universities, divulgado na última terça-feira (27). Além disso, alcançou a 56ª posição entre todas as universidades do país e a 134ª na América Latina.

Em comparação com o último índice de 2022, onde ocupava a 159ª posição na América Latina, a UPE registrou melhorias em todos os indicadores.

As três melhores universidades estaduais do País foram a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e a Universidade Estadual Paulista (UNESP), todas no estado de São Paulo

Classificação

O ranking utiliza indicadores webométricos e bibliométricos para avaliar as instituições, visando promover o acesso aberto ao conhecimento gerado pelas universidades.

Os critérios avaliados incluem a visibilidade da instituição na web, a transparência com base nos pesquisadores mais citados, e a excelência acadêmica medida pelos artigos mais citados. No índice de 2024, a UPE obteve 6848 pontos em visibilidade na web, 1664 em transparência, e 2320 em excelência acadêmica.

“Recebemos com alegria a informação de melhorias em mais um índice de avaliação das universidades em todo o mundo. Continuaremos trabalhando em todos os setores para a ampliação das ações da Universidade de Pernambuco, com a promoção do ensino, pesquisa, extensão e inovação em diferentes áreas do Estado de Pernambuco”, afirmou Socorro Cavalcanti, reitora da UPE.

UFPE

No mesmo ranking, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) ocupa a 9ª colocação entre as universidades brasileiras. Na América Latina, a instituição está na 16ª posição. No mundo, a Universidade ocupa a 676ª colocação.

A Universidade de São Paulo (USP) está em 1º lugar na América Latina e 71º lugar no mundo. Em segundo lugar está a Unicamp (em 3º na América Latina) e, em 3º, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que ficou no 4º lugar entre as latino-americanas.

UFRPE

Das 1.261 instituições brasileiras, a UFRPE passou a ocupar a posição 36 na primeira edição de 2024, além de ser a 80ª da América Latina. 

Em comparação com edições anteriores, o ranking aponta uma forte evolução da UFRPE, que, em 2019, ocupava a posição 49 no Brasil e a 109 na América Latina.