Mercado de intercâmbio teve alta de 25% em 2023, diz levantamento
Veja as principais tendências do setor para 2024.
fevereiro 20, 2024 - 9:03 am
Pesquisa revela tendências para 2024. (foto Freepik)
O mercado de intercâmbio teve um crescimento de 25% no fechamento de 2023 sobre 2022, e uma relação de aumento em 30% em comparação com 2019. A pesquisa, do STB, consultoria especializada em educação internacional, ainda mostra quais são as tendências do meio para 2024.
A demanda deste ano virá de algumas faixas etárias específicas, sendo a principal o público acima de 50 anos. Dentre eles, executivos e profissionais liberais que procuram mudar a rota de suas carreiras. A vice-presidente da STB, Christina Bicalho, lembra que existem programas específicos para quem tem entre 40 e 50 ano. “Hoje, o intercâmbio é para todos os públicos e todas as idades”, diz.
Veja quais são as tendências para este ano:
Cursos voltados a carreiras
Segundo o STB, outra inclinação deste mercado está entre as pessoas que já estão inseridas no mercado de trabalho, inclusive profissionais C-Level, ou seja, os cargos mais altos, e estão em busca do aprendizado e educação contínua, o lifelong learning. Nesse sentido, essas pessoas têm interesses por cursos de idiomas em áreas específicas voltados à carreira e formação profissional, especialmente ligadas a tecnologia, business e marketing.
Idiomas
A busca por aprender outros idiomas está também entre os principais interesses dos brasileiros para intercâmbio. Inglês, espanhol, francês e alemão são apontados como as línguas preferidas.
Preparação universitária
Adolescentes na faixa etária de 16 a 18 anos seguem entre os grupos de maior interesse por estudar fora do país. Dessa vez, estão em busca dos programas voltados à preparação universitária, que são oferecidos por universidades internacionais no período de férias.
Um deles é o Summer Discovery que oferece cursos para alunos do ensino médio durante as férias de julho nas universidades mais respeitadas dos Estados Unidos e Inglaterra, entre elas a UCLA. Durante o curso, o aluno pode escolher duas disciplinas no programa Enrichment ou focar em uma área específica, como programação, liderança, moda, psicologia, produção musical, contabilidade & finanças, ciência forense, dentre outras opções.
Além deste último, existe ainda o programa da The School of The New York Times, cujo objetivo é desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de solucionar problemas. Ele explora diferentes áreas de atuação, como engenharia, direito e jornalismo.
Outro programa pre-college pode ser feito na University of Cambridge, possibilitando ao estudante obter créditos universitários, com matérias que podem abranger temas como empreendedorismo, relações internacionais, cinema, engenharia e psicologia.
Programa de graduação e pós (higher education)
Também existem programas de educação internacional pensados para alunos de graduação e pós-graduação matriculados em universidades brasileiras. As instituições estrangeiras parceiras do STB oferecem a esse aluno a possibilidade de cursar o semestre ou ano acadêmico fora do Brasil.
Em 2023, principais destinos procurados pelos brasileiros para:
Ensino médio no exterior (high school):
- EUA
- Canadá
- Reino Unido
- Austrália
Graduação:
- EUA
- Canadá
- Reino Unido
Pós-graduação:
- Canadá
- Europa
- Reino Unido
Cursos de Idioma:
- Inglaterra
- Estados Unidos
- Canadá
- Austrália
- Irlanda