Celpe-Bras: Inep divulga edital e calendário para edição de 2024/1

As inscrições iniciam no dia 19 de fevereiro

Celpe-Bras: Inep divulga edital e calendário para edição de 2024/1

Candidatos passarão por prova escrita e prova oral. (Foto: Freepik)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nessa segunda-feira (5), o edital do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) 2024/1. As inscrições abrem no dia 19 de fevereiro e seguem até o dia 1º de março, pelo site do Sistema Celpe-Bras.

O Celpe-Bras será aplicado em postos do Brasil e do exterior entre 23 e 26 de abril. Ao realizar a inscrição, o candidato deve indicar o país e o posto que deseja realizar as provas junto com as seguintes informações:

  • Número do passaporte ou um documento de identificação válido
  • Número de telefone
  • Endereço de e-mail
  • Data de nascimento

A prova escrita será aplicada em até 3h com quatro tarefas de produção textual, já a prova oral será feita presencialmente, entre o participante, o avaliador-interlocutor e o avaliador-observador, com duração de 20 minutos.

Candidatos poderão exigir atendimento especializado e tratamento de nome social por solicitação no momento da inscrição, junto com os documentos comprobatórios. Os resultados das solicitações serão divulgados no dia 8 de março, pelo Sistema Celpe-Bras. 

O procedimento oficial de proficiência na língua portuguesa garante um certificado aceito em instituições de educação superior, destinado a estrangeiros, para cursos de graduação e em programas de pós-graduação, bem como para validação de diplomas de profissionais estrangeiros que pretendem trabalhar no país.