Sintepe aprova Dia Estadual da Paralisação da Educação

Trabalhadores da educação definiram 11 de abril como a data oficial

Sintepe aprova Dia Estadual da Paralisação da Educação

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) junto com os trabalhadores da categoria aprovou o “Dia Estadual de Paralisação em Defesa do Piso na Carreira” durante nova assembleia geral que aconteceu nesta terça-feira (28). A data da paralisação será no dia 11 de abril.

A movimentação se dá pelas reivindicações não atendidas pelo Governo do Estado, sendo a principal delas o reajuste de 14,95% do piso do magistério na carreira de todos os servidores da Secretaria de Educação.

No dia definido pela categoria, o protesto irá paralisar todas as atividades pedagógicas nas escolas estaduais e locais de trabalho da educação da rede estadual de Pernambuco. A Pauta de Reivindicações dos trabalhadores em educação já foi apresentada ao Governo Estadual desde o dia 10 de fevereiro. Após dois encontros, ainda não houve acordo entre as partes.

O ato de paralisação acontecerá no dia anterior a uma terceira negociação entre o Sintepe e o Governo do Estado, a presidenta no Sindicato, Ivete Caetano, espera que a proposta da pauta seja atendida neste dia [10 de abril]. Na semana anterior ao dia 11 de abril, o Sintepe estará mobilizado nas escolas para conscientizar os professores, analistas e administrativos da importância do protesto.

“Vamos fazer esse dia de paralisação um dia de luta em defesa da pauta de reivindicações entregue ao governo do estado no dia 08 de fevereiro. São quase dois meses depois de entregue a pauta e ainda não há uma posição do governo sobre a aplicação do reajuste de 14,95% na carreira para todos os cargos da educação”, defende Ivete.

Além da aprovação do Dia Estadual de Paralisação em Defesa do Piso na Carreira, assembleia geral também negociou assuntos como a crise do SASSEPE, a convocação de mais servidores do concurso público, a regularização dos pagamentos do Precatório do Fundef, pagamento da Ação do IPSEP e demais itens da pauta da categoria.