Entenda como o ChatGPT pode impactar o mercado de trabalho

Profissionais temem que robô possa tomar vagas no mercado

Entenda como o ChatGPT pode impactar o mercado de trabalho

Em sua terceira versão, o aplicativo ChatGPT se tornou muito comentado por usuários, estes que já passam de 100 milhões. O projeto tem a maior taxa de crescimento da história e se propõe a oferecer serviços no estilo de chatbot com um vocabulário mais humanizado, baseado em diversas fontes de textos pela internet, inclusive redes sociais.

Tecnologia do OpenAI, laboratório de pesquisas em inteligência artificial dos Estados Unidos, sua popularidade preocupa os profissionais, em especial do ramo de tecnologia e finanças. Em uma pesquisa realizada pela Sortlist, empresa especializada em marketing, 21% dos usuários de chatbots de 6 países diferentes temem que a nova tecnologia ocupe as vagas de emprego de pessoas.

O ChatGPT possui uma grande facilidade em desenvolver texto e encontrar respostas para quem utiliza o aplicativo. Contudo, apesar da rapidez, o produto entregue é sempre uma reprodução do que já existe na internet, e isso ainda carrega muito peso para a maioria dos empreendimentos.

O CEO da empresa especializada em marketing Taruman, Paulo Leocádio, acredita que ainda é cedo para prever os impactos deste tipo de tecnologia. “O ChatGPT é fascinante, mas muito novo, algumas pessoas estão mais preocupadas com o que isso pode causar no futuro, mas proponho olharmos para o presente conscientes de que somos responsáveis pelo impacto que isso terá no mercado de trabalho e na sociedade em geral.”

O formato em chatbot utilizado pelo aplicativo não é tão original no Brasil e é muito utilizado em comércio eletrônico e empresas de telefonia durante o atendimento. Segundo a pesquisa realizada pela Salesforce, empresa de soluções para atendimento ao cliente, 69% dos consumidores já preferem utilizar chatbots ao se comunicar com a marca pela velocidade de resposta.

Os consumidores vêem a invenção de forma mais positiva ao agilizar os processos de pesquisa e aumento de produtividade tanto para trabalhos pessoais como empresariais, principalmente no marketing digital. De fato, o ChatGPT tem potencial para impactar o futuro a longo prazo, com possibilidades de faturamento, e empreendedores devem se aproximar mais desse tipo de negócios.

A possibilidade de ingressar no mercado de trabalho pode se tornar mais fácil se acompanhada por estratégias e aprimoramento da área que, que possibilite o trabalho conjunto do aplicativo com o profissional treinado e qualificado.