Mulheres são maioria nos concursos públicos, diz pesquisa

A pesquisa também aponta que as áreas mais procuradas nos processos seletivos são Saúde, Educação e Administração

por Elaine Guimarães seg, 20/06/2022 - 17:16
Unsplash Mulher estudando Unsplash

Principal meio para alcançar a estabilidade financeira e profisisonal, os concursos públicos têm atraído cada vez mais pessoas. No levantamento, realizado pela QCONCURSOS, mostra que a maioria dos concurseiros, cerca de 60%, são mulheres. O dado é em comparação a participação dos homens nos certames. 

A pesquisa também aponta que as áreas mais procuradas nos processos seletivos são Saúde, Educação e Administrativa. Já os segmentos menos elegidos pelo público feminino são Exército, Policial e Marinha. “As mulheres sempre tiveram em maior número dentro dos estudos para concursos e precisamos auxiliá-las, cada vez mais, a conquistar esse espaço. O mercado de trabalho ainda é majoritariamente composto por homens e não podemos deixar com que essa discrepância aconteça daqui em diante”, comenta Caio Moretti, CEO da edtech por meio da assessoria. 

Além disso, a QCONCURSOS  indica que os Estados com o maior quantitativo de mulheres na preparação para os concursos são Tocantins, com 62,5%, e São Paulo, Piauí, Mato Grosso do Sul e Paraná, com aproximadamente 60% de estudantes. Em contraponto, Amapá, Rio de Janeiro e Espírito Santo têm o menor quantitativo de concurseiras. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores