Estudantes já podem negociar dívidas no FIES

Veja como conferir as opções de descontos e quitação das dívidas

por Thaynara Andrade sex, 04/03/2022 - 18:37
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo Site do FIES Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

O Ministério da Educação (MEC) anunciou que, a partir de segunda-feira (07), começam as negociações para quitação das dívidas do FIES (Fundo de Financiamento Estudantil). De acordo com o órgão, o número de inadimplentes, ou seja, estudantes com mais de 90 dias de atraso, já somam 51,7% dos beneficiados com o programa, o que resulta em uma dívida de R$ 9 bilhões de reais.

Com a decisão do MEC em oportunizar alternativas para a quitação das dívidas, os estudantes que possuem um atraso de 90 a 360 dias, poderão solicitar 12% de desconto no saldo devedor, isenção de juros e multas, além de parcelamento em até 150 vezes. Já para os que possuem inadimplência de mais de 360 dias, o desconto poderá chegar a 86,5% no saldo devedor.

Além disso, em caso do aluno ser inscrito no CadÚnico ou beneficiário do Auxílio Emergencial, o desconto será de 92% e a dívida poderá ser parcelada em até dez vezes.

Como funciona a negociação 

A negociação será realizada por meio dos canais de atendimento do Banco do Brasil e da Caixa Econômica do Brasil, que são os agentes financeiros do Fies. Ao pagar o valor de entrada de no mínimo R$ 200, que corresponde à primeira parcela, o estudante terá seu nome retirado dos cadastros restritivos de crédito.

Caixa Econômica 

Os beneficiários que tiverem o contrato feito pela Caixa, cerca de 800 mil dos inadimplentes, poderão realizar as negociações por meio totalmente digital. Para isso, devem usar o site oficial para consultar se podem ou não solicitar a renegociação, de acordo com as regras preestabelecidas. 

Após essa verificação e simulação da negociação, o estudante deverá imprimir o boleto para pagamento da primeira parcela ou quitação da dívida total. Mais informações ligar para, 0800 726 0101, ou conferir no site da Caixa

Banco do Brasil

Já para os estudantes que possuem contrato via Banco do Brasil, em torno de 500 mil dos beneficiados, as negociações devem ser realizadas por meio do aplicativo oficial ou de forma presencial em algumas das agências BB. O estudante que optar por usar o app, deve acessar a opção “Soluções de Dívidas” e “Clicar em Renegociação Fies”. 

Assim, como na Caixa, é necessário conferir se o mesmo possui direito a participar das possibilidades de descontos, parcelamentos de dívidas e verificar informações sobre quais os valores de entrada e as demais parcelas. Mais informações podem ser conferidas, por meio: WhatsApp (61 4004-0001) e Central de Atendimento BB (080 729 0001).

COMENTÁRIOS dos leitores