Escolas: mais alunos estão matriculados, diz Censo Escolar

De acordo com o Censo Escolar 2021, mais estudantes estão matriculados no ensino fundamental, ensino médio e ensino integral

por Thaynara Andrade ter, 01/02/2022 - 14:39

A primeira etapa do Censo Escolar 2021 foi divulgada nesta segunda-feira (31), por meio de live transmitida no canal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Na ocasião estavam presentes autoridades, como o secretário-executivo do Ministério da Educação (MEC), Victor Godoy, o Ministro da Educação, Milton Ribeiro, além do presidente do Inep, Danilo Dupas.

Dentre as informações divulgadas, o Censo Escolar revelou certa estabilidade na educação básica do Brasil, apesar da crise sanitária e social causada pela pandemia de coronavírus. De acordo com os dados, o número de matrículas para o ensino fundamental apresentou um significativo aumento de forma que no ano de 2021 foram registrados 11.981.950 matrículas, um acréscimo de 53 mil novos alunos em relação a 2020.

A pesquisa também trouxe outros dados significativos sobre essa etapa, como o aumento no número de estudantes matriculados na modalidade integral de ensino. No caso, foi observado que os índices que tinham caído em 2020, de 9,6% para 7,6%, nos anos iniciais, e de 9,3% para 6,9% nos finais, voltaram a crescer em 2021, com o registro de 8,5% e 9,2%, nos anos iniciais e finais, respectivamente.

Na live, o secretário-executivo do MEC, Victor Godoy, ressaltou a relevância desses dados na educação brasileira: "Os resultados vão nos mostrar desafios e oportunidades que, hoje, vêm acompanhados por diversas políticas implementadas pelo MEC, e vão na linha da recuperação das aprendizagens, da busca ativa dos estudantes e da valorização dos profissionais da educação"

Em relação ao ensino médio, o Censo Escolar registrou 7,8 milhões de alunos matriculados, o que mostra um aumento, no ano de 2021, de 2,9% nas matrículas, em comparação com o ano de 2020. Os dados também indicam uma tendência de evolução nas matrículas nos últimos dois anos, com crescimento de 4,1% entre 2019 e 2021. Nessa etapa também foi observado um aumento na modalidade integral de 13,8% para 16,5% em um ano.

O Inep também divulgou que a rede estadual tem a maior participação na formação de estudantes no ensino médio, são cerca de 6,6 milhões de alunos, o que corresponde a 84,5% do total, além de que nesta rede está concentrada a maior parte dos estudantes de escola pública, em torno de 96%. Em seguida, estão as redes privadas, com cerca de 935 mil alunos (12%), e federal, com 229 mil matrículas (3%), respectivamente.

Além dessas informações, outros dados  podem ser conferidos na página do Censo Escolar 2021 e na apresentação dos resultados realizada pelo Inep.

COMENTÁRIOS dos leitores