Universidade erra listão e jovem perde aprovação

Estudante chegou a raspar os cabelos em comemoração à suposta aprovação, porém, a UFPR informou que houve erro e o jovem não foi aprovado em medicina

por Elaine Guimarães qui, 02/09/2021 - 20:22
WikiCommons/Reprodução Prédio da Universidade Federal do Paraná (UFPR) WikiCommons/Reprodução

O sonho de ser aprovado em medicina se transformou em tristeza para Gabriel Zimermann, de 20 anos, e mais 30 estudantes do Paraná. Após a divulgação dos aprovados do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a instituição anunciou, na noite dessa quarta-feira (1º), que, devido a falhas no sistema, realizou a substituição de 31 nomes na relação anteriormente divulgada. 

De acordo com a Universidade, a correção foi necessária "em virtude de uma falha ocorrida no processamento dos resultados, que fez com que deixassem de ser computados os ajustes nas notas de produção de texto decorrentes de recursos interpostos por candidatos".

Na primeira lista, divulgada em 31 de agosto, constava o nome do estudante Gabriel Zimermann. Na ocasião, ele chegou a raspar os cabelos em comemoração à suposta aprovação. Em entrevista ao G1, Gabriel desabafou sobre o caso.  "Eu fiquei procurando o meu nome e não achei. Abri e reabri (a lista) umas cinco vezes para ter certeza. Não conseguia acreditar. Não sabia nem o que pensar. Fui contar para os meus pais e eles não acreditaram também, acharam que eu estava brincando", relembra.

A UFRP emitiu nota sobre o assunto e afirma que a falha foi identificada ainda na tarde da divulgação da listagem. Ainda segundo o texto, ao tomar conhecimento, foi necessária a substituição dos 31 nomes. Confira a nota: 

A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Núcleo de Concursos (NC/UFPR), publicou na noite desta quarta-feira, 01/09/2021, uma versão retificada da lista de aprovados no Processo Seletivo 2020/2021.

A retificação foi necessária em virtude de uma falha ocorrida no processamento dos resultados, que fez com que deixassem de ser computados os ajustes nas notas de produção de texto decorrentes de recursos interpostos por candidatos e que, após a análise por parte da Banca Examinadora, foram deferidos.

A falha foi identificada logo após a divulgação da primeira lista, ainda na tarde de terça-feira (31/08/2021), tornando necessária a substituição de 31 dos 4.229 nomes que constavam nesta lista por outros que não estavam listados.

Essas 31 vagas estão distribuídas por sete cursos, do total de 127 ofertados pela UFPR, da seguinte forma:

Odontologia, Fisioterapia, Biomedicina e Medicina Veterinária (Curitiba): 1 vaga em cada curso;

Direito (manhã): 2 vagas;

Medicina (Curitiba): 21 vagas; e,

Medicina (Toledo): 4 vagas.

O NC/UFPR lamenta profundamente o ocorrido e reforça que se tratou de uma falha pontual que não afeta a idoneidade do Processo Seletivo e, tampouco, a integridade do sistema de processamento.

Chamadas Complementares e Matrículas

Cumpre ressaltar que, historicamente, a UFPR faz uma ou mais Chamadas Complementares para muitos dos cursos que oferece anualmente. Os candidatos devem ficar atentos a essas Chamadas Complementares, que abrirão a possibilidade de ingresso de mais alunos nos cursos em questão, bem como em todos os demais cursos da universidade.

A UFPR informa, ainda, que o prazo para o processo de envio de documentos para o registro acadêmico se estenderá até as 23h59min do dia 08/09/2021.

As informações sobre o desempenho individual dos candidatos também já estão disponíveis no site oficial do NC/UFPR.

A falha

No Processo Seletivo UFPR 2020/2021 que foi realizado em fase única, dos recursos referentes à prova de produção de textos, 467 foram deferidos, resultando no incremento na nota desses candidatos.

Para a incorporação desses incrementos às notas dos candidatos foi construído um programa capaz de rodar os ajustes preservando a integridade do banco de dados.

Antes da divulgação das notas finais de todos os candidatos o referido programa foi executado, verificando-se a sua integridade. O banco de dados foi, então, processado, desta feita, para incorporar as notas dos recursos deferidos. Entretanto, por uma falha no processamento, o comando commit não foi executado, fazendo com que o banco de dados retornasse ao seu estado anterior.

Lamentavelmente, esta falha somente foi percebida após a divulgação da lista de aprovados, momento em que, por medida de segurança, o NC/UFPR suspendeu os passos subsequentes do processo, tais como, a divulgação do desempenho individual e a abertura do processo de envio dos documentos para o registro acadêmico, até que se tivesse a certeza da ocorrência e da solução a ser implementada.

A UFPR informa aos candidatos e à comunidade que já determinou a instalação de Comissão de Sindicância para apurar todos os fatos e eventuais responsabilidades.

Curitiba, 1º de setembro de 2021.

NC/UFPR















Banca Examinadora

COMENTÁRIOS dos leitores