Sem resultado de isenção, feras cobram resposta do Inep

'Recurso para quem não recebeu resultado complica. E eles nem se pronunciaram quanto a isso', reclama candidato do Enem

por Ruan Reis qui, 17/06/2021 - 12:15

Os estudantes que farão a edição 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão se preocupando, além dos estudos, com problemas para ter acesso ao resultado da solicitação de isenção da taxa de inscrição, divulgado desde a última quarta-feira (9), na Página do Participante, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). No dia 14 de junho, o LeiaJá contou a história de alguns candidatos que ainda não sabiam o resultado da solicitação, como a vestibulanda alagoana Karleandra da Silva Santos, de 18 anos.

"O resultado ainda não saiu. Já tentei mais de cinco vezes e não aparece nada, nenhuma mensagem", revelou. Em entrevista realizada nesta quinta-feira (17), a estudante informa que ainda não teve acesso ao resultado e que se não tivesse sido aprovada, entraria com recurso. No entanto, assim como Karleandra, outros feras ainda não sabem o desfecho da solicitação.

Os vestibulandos utilizaram novamente as redes sociais para reclamar sobre o problema. "Recurso para quem não recebeu resultado complica. E eles nem se pronunciaram quanto a isso", reclamou um internauta na página do Instagram do Vai Cair No Enem.

"Eu fiz minha [solicitação de] isenção [da taxa] e atá agora não recebi nada, por que isso?", questionou o outro.

O Inep, órgão responsável pelo Exame, diz que os candidatos com a solicitação de isenção da taxa de inscrição indeferida podem entrar com recurso até esta sexta-feira (18) na Página do Participante. O entrave é justamente a reclamação de candidatos que alegam não ter tido acesso ao resultado.

Os feras devem enviar documentação que comprove a situação de solicitação de isenção. O resultado está previsto para ser divulgado no dia 25 de junho. Os estudantes que não forem aprovados e ainda desejarem participar do Enem 2021 deverão custear a taxa de inscrição no valor de R$ 85.

O LeiaJá procurou a assessoria de imprensa do Inep, na última segunda-feira (14), para que a pasta pudesse se posicionar sobre as queixas dos vestibulandos e dar alguma solução para a problemática. No entanto, até o fechamento desta matéria, não houve retorno do Instituto.

Nas redes sociais, o Inep também não se posicionou sobre as reclamações dos estudantes. Os feras que ainda não tiveram acesso ao resultado podem tentar entrar em contato com o órgão pelo telefone 0800-61-6161.

COMENTÁRIOS dos leitores