No dia das inscrições, simule sua nota de corte no Sisu

Este ano, segundo o Ministério da Educação (MEC), estão sendo ofertadas mais de 200 mil oportunidades em 5,6 mil cursos de graduação

ter, 06/04/2021 - 08:52
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo Inscrições do Sisu vão até a próxima sexta-feira (9) Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

As inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começaram nesta terça-feira (6). As candidaturas podem ser feitas até a próxima sexta-feira (9) e o resultado será divulgado no dia 13.

Quem quiser participar do processo seletivo, que oferece vagas em universidades e institutos públicos do País, deve usar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Este ano, segundo o Ministério da Educação (MEC), estão sendo ofertadas mais de 200 mil oportunidades em 5,6 mil cursos de graduação distribuídos em 110 instituições de ensino.

Uma das formas de garantir vantagem nesse processo é ter estratégias, como conferir os pesos e as notas de corta da edição 2020 do Sisu, que servirão como base para a seleção deste ano.

Esses dados podem ser simulados, gratuitamente, no site da plataforma educacional Beduka, que disponibiliza informações acerca dos cursos oferecidos em várias universidades brasileiras, a partir de filtros detalhados.

“Para simular a nota de corte é muito simples. Basta entrar no site e na primeira tela o estudante escolhe o curso que ele quer e a localização. Ele vai digitar, por exemplo, medicina, e digita uma cidade, em seguida clicando em pesquisar. Ele pode selecionar apenas as universidades pública8 aas, para ter uma dimensão da nota de corte do Sisu”, explica William Valadao, CEO do Beduka.

O Beduka também disponibilizou, em parceria com o Vai Cair No Enem, um teste vocacional gratuito que pode ajudar os estudantes sobre qual carreira seguir e qual curso fazer.

COMENTÁRIOS dos leitores