IFPE tem mais de 4.900 vagas para o ingresso 2021.1

Editais retificados tiveram o prazo de inscrição prorrogado até esta quinta-feira (25) para cursos técnicos e superiores

por Rachel Andrade qua, 24/02/2021 - 16:02
Paulo Uchoa/LeiaJáImagens Paulo Uchoa/LeiaJáImagens

Termina nesta quinta-feira (25) o prazo de inscrições do Processo de Ingresso 2021.1 para novos estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). São, no total, 4.942 vagas, entre os cursos técnicos e superiores nos 16 campi no estado. Os interessados devem se candidatar através do site cvest.ifpe.edu.br, onde também encontram os editais e outras informações sobre o processo seletivo. A divulgação do listão está prevista para o dia 15 de março. Quem for aprovado deverá realizar matrícula a partir do dia 17 do mesmo mês. As datas da matrícula e do início das aulas variam de acordo com o campus escolhido.

A retificação do edital da seleção, informando sobre a prorrogação do prazo, foi publicada no último dia 12, assim como também foi incluída a opção de ingresso por Análise de Desempenho Escolar para os cursos superiores do Campus Recife. Dessa forma, o candidato que deseja ingressar em curso superior ofertado na seleção pelo Campus Recife pode também se inscrever com histórico escolar do ensino médio. Tanto neste quanto nos demais campi, metade das vagas disponíveis para ensino superior são reservadas para ingresso através da nota geral das edições de 2015 a 2019 do Enem, e a outra metade por meio da análise do histórico escolar.

Já na seleção para os cursos de nível técnico, não houve mudança quanto à forma de ingresso. Ainda é necessário apresentar o histórico escolar, do 6º até o 8º ano do Ensino Fundamental para a modalidade Integrada, e do 1º e 2º anos do Ensino Médio para a Subsequente. O objetivo é não prejudicar estudantes no último ano de seus respectivos níveis que tiveram as atividades de ensino paralisadas devido à pandemia.

Por meio do sistema de cotas, 60% das vagas são reservadas para estudantes oriundos da rede pública de ensino. Há também cotas para pessoas com deficiência, negras, pardas e indígenas, além de reserva de vagas para moradores da Zona Rural que optarem por cursos com vocação agrícola.

Avaliação de Música - No caso dos candidatos aos cursos da área de música, tanto superior quanto técnico, haverá ainda uma etapa adicional de performance que ocorrerá por meio da submissão de um vídeo. O período para envio on-line desse material foi prorrogado para 26 a 28 de fevereiro. Os candidatos podem optar por entregar de forma presencial nos dias 26 de fevereiro (das 9 às 12h e das 14h às 17h) e no dia 1º de março (das 9 às 12h). Todos os procedimentos para gravação do material também estão descritos no edital.

Os candidatos podem tirar dúvidas através do e-mail ingresso@ifpe.edu.br, ou diretamente nos campi onde concorrem à vaga. As informações sobre cada uma das unidades, como números de telefone e e-mails de contato, além dos dias e horários específicos para atendimento presencial, estão no edital disponível no Portal da Cvest.

 

COMENTÁRIOS dos leitores