Fies irá ofertar 279 mil vagas até 2023, segundo MEC

As inscrições para o processo seletivo do Fies para o 1º semestre de 2021 podem ser realizadas a partir do dia 26 de janeiro

por Aurilene Cândida seg, 04/01/2021 - 12:47
Arthur Souza/LeiaJáImagens/Arquivo Serão ofertadas 93 mil vagas nos processos seletivos do Fies de 2021 Arthur Souza/LeiaJáImagens/Arquivo

O Ministério da Educação (MEC) informou, nesta segunda-feira (4), a aprovação da resolução que trata do Plano Trienal do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Ao todo, serão ofertadas 93 mil vagas nos processos seletivos do Fies de 2021. De acordo com a nova resolução, a oferta do Fies totalizará 279 mil vagas nos próximos três anos, já que para os anos de 2022 e 2023 também foi estabelecido, igualmente, o quantitativo de oferta de 93 mil vagas para cada ano.

De acordo com o MEC, a previsão de aporte financeiro do Fundo Garantidor do Fies (FG-Fies), proveniente do orçamento do ministério, deve atingir o montante de 500 milhões de reais. O Fies é um programa do MEC destinado a financiar, prioritariamente, estudantes de cursos de graduação. Para concorrer às vagas ofertadas é necessário ter participado de alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010 até a mais recente realizada, obter média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação. Outra exigência é possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.

As inscrições para o processo seletivo do Fies para o 1º semestre de 2021 podem ser realizadas no período de 26 a 29 de janeiro, pela internet.  O resultado será divulgado no dia 2 de fevereiro. Para os pré-selecionados em chamada única, o prazo para complementar a inscrição é de 3 a 5 de fevereiro. Para mais informações, acesse o edital do Fies.

LeiaJá também

--> Prouni e Fies: MEC diz quais notas do Enem serão exigidas

COMENTÁRIOS dos leitores