Marcelo Barros é o novo secretário de Educação de PE

Economista ocupava a presidência da Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE). Ele também é professor da Universidade de Pernambuco (UPE)

qui, 31/12/2020 - 13:04
Divulgação/AGE Barros já ocupou o cargo de secretário da Fazenda do Estado Divulgação/AGE

Nesta quinta-feira (31), o governador Paulo Câmara (PSB) anunciou o economista Marcelo Barros para o cargo de secretário de Educação do Estado, substituindo Fred Amâncio, que vai assumir a pasta de Educação da Prefeitura do Recife. A portaria com a nomeação de Marcelo Barros será publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado na sexta-feira (1º).

Além da formação em Economia e mestrado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Marcelo Barros é professor da Universidade de Pernambuco (UPE). Ele ocupava a presidência da Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE), a antiga Agefepe, desde o começo de 2019. A AGE é responsável pelo programa Crédito Popular, do Governo do Estado, voltado para pequenos empreendedores.

Entre 2009 e 2010, Barros foi secretário de Finanças da Prefeitura do Recife. Ele também atuou como superintendente técnico da Secretaria da Fazenda de Pernambuco em 2011 e 2012. Em 2013, assumiu a Secretaria de Finanças de Ipojuca.

De março de 2015 a maio de 2016, ele comandou a gestão da Pernambuco Participações e Investimentos S.A (Perpart), empresa ligada ao Governo de Pernambuco. Posteriormente, foi nomeado secretário da Fazenda de Pernambuco (Sefaz-PE), onde permaneceu até o final de 2018. 

Segundo o Governo de Pernambuco, Barros atuou como consultor e pesquisador nas áreas de economia regional e finanças públicas, possuindo no currículo publicações nacionais e internacionais.

COMENTÁRIOS dos leitores