Escolas estaduais: Pernambuco define datas de matrículas

Cadastro da rede estadual começa nesta terça-feira (15), pela internet. Confira o cronograma

por Nathan Santos seg, 14/12/2020 - 10:19
Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo . Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo

A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE) divulga, nesta segunda-feira (14), detalhes do período de matrículas das escolas estaduais para o ano letivo de 2021. Segundo a pasta, o cadastro escolar será feito desta terça-feira (15), a partir das 7h, até 30 de dezembro, pelo site www.matricularapida.pe.gov.br, de forma gratuita.

A rede estadual de ensino conta com turmas de ensino médio em escolas regulares, em tempo integral e no formato da Educação de Jovens e Adultos. Ainda há oportunidades de ingresso nos anos finais do ensino fundamental.

Segundo o secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Fred Amancio, quem já é aluno das escolas estaduais será matriculado automaticamente, assim como estudantes oriundos das redes municipais, que já solicitaram, por meio das prefeituras, o ingresso na rede estadual. Amancio informou que, para 2021, o Estado oferta 161.636 vagas para novatos; 95.590 já foram ocupadas pelos estudantes advindos dos municípios.

Para alunos novatos, restam 66.046 oportunidades. São considerados novatos estudantes oriundos das escolas privadas e das escolas municipais que, por algum motivo, não solicitaram ao Governo de Pernambuco ingresso de seus alunos nas escolas estaduais.

A rede estadual dividiu as vagas para novatos da seguinte maneira: Recife conta com 9.264 oportunidades, enquanto outras cidades da Região Metropolitana somam 12.533. Para os demais municípios que englobam o interior do Estado, são disponibilizadas 46.429. 

Ainda sobre o quantitativo de vagas para novatos, 24.294 são direcionadas para os anos finais do ensino fundamental. Já as turmas de nível médio somam 41.752. Fred Amancio alertou que, durante o processo de cadastro, algumas escolas podem ter as vagas preenchidas rapidamente e, por isso, os estudantes devem ficar atentos, no site de matrículas, para tentarem ingressar nas unidades de ensino de seu interesse.

"Separem as infromações - dados pessoais para que logo cedinho, sete da manhã, possam escolher as escolas. Vai ser um prazer receber novos alunos na rede estadual de Pernambuco", destacou o secretário de Educação de Pernambuco, em coletiva de imprensa nesta manhã.

Outras fases importantes 

Após o cadastro escolar de alunos novatos, de 15 a 30 de dezembro, os candidatos precisarão realizar a efetivação de matrícula diretamente nas escolas onde pretendem estudar. Nessa fase, deverão ser apresentados documentos dos alunos, conforme orientações disponíveis no site da SEE.

Já de 18 a 22 janeiro de 2021, as vagas não preenchidas nas etapas anteriores serão novamente colocadas à disposição. A efetivação dessas oportunidades ocorrerá de 25 a 29 de janeiro.

Confira mais informações na coletiva realizada pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco:

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores