Enem: Inscrições para avaliar redações terminam segunda

Aproximadamente 6 mil avaliadores irão corrigir as redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

por Aurilene Cândida dom, 04/10/2020 - 09:30
Rafael Bandeira/LeiaJáImagens Candidatos precisam ser graduados em letras/língua portuguesa ou linguística Rafael Bandeira/LeiaJáImagens

Os interessados em  participar da Seleção de Avaliador de Redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 têm até às 17h desta segunda-feira (5) para realizar a inscrição. Aproximadamente 6 mil avaliadores irão corrigir as redações do Enem 2020. Ao todo, 5.783.357 participantes confirmaram inscrições nesta edição do exame. 

Para participar da seleção de avaliadores, é preciso ser graduado em letras/língua portuguesa ou linguística (com comprovação obrigatória, por meio de diploma) e possuir computador pessoal e smartphone (com configurações especificadas no regulamento). Além de preencher os requisitos básicos e cumprir todas as etapas obrigatórias, os interessados em avaliar as redações devem participar da capacitação a distância. Para ser credenciado à função, é imprescindível obter bom desempenho no treinamento e não ser eliminado em qualquer uma das etapas da seletiva. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é responsável por supervisionar o processo seletivo. 

O curso de capacitação a distância será realizado no período de 24 de outubro a 23 de novembro, enquanto a capacitação presencial será nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2021 (em razão da pandemia da Covid-19, também poderá ser realizada on-line)   

Importante pontuar que não é permitida a participação de profissional que esteja inscrito no Enem 2020 (impresso ou digital) ou tenha cônjuge, pais, filhos, dependentes legais ou qualquer outro parente de primeiro grau como participantes da prova – ainda que na condição de “treineiros”. Também não poderá participar quem tiver apresentado qualquer conduta repreensível e/ou desempenho ruim como colaborador em edições anteriores do Enem.

COMENTÁRIOS dos leitores