Balanço final: Enem 2020 tem 5,7 milhões de inscritos

Segundo o Inep, a maioria dos candidatos já finalizou o ensino médio

por Ruan Reis ter, 23/06/2020 - 16:06
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo . Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta terça-feira (23), o número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Ao todo, foram contabilizados 5.783.357 candidatos, sendo 5.687.271 para o Enem impresso e 96.086 para a versão digital.

Os números foram levantados após o término da inscrição e pagamento da taxa pelos participantes não isentos. Segundo o Inep, a maioria dos candidatos que irão fazer o Enem já concluiu o ensino médio. Do total de inscritos confirmados, 83% efetuaram inscrição gratuita, por atenderem aos critérios de isenção especificados pelos editais ou estarem concluindo o ensino médio em escola pública neste ano.

Conforme os dados divulgados pelo Instituto, o total de inscritos confirmados representa um aumento de 13,5% em relação ao quantitativo do ano passado, ainda que o número de pré-inscrições efetuadas tenha sido inferior ao de 2019. Quase 95% dos pré-inscritos tiveram a inscrição confirmada em 2020, representando também um crescimento em relação à dinâmica de inscrições nos anos anteriores.

O Inep, por meio de nota, diz que as ações como a aplicação digital da prova, a ampliação do período para pagamento e a concessão de gratuidade automática a todos os inscritos que se enquadrassem nos perfis de isenção de taxa, mesmo sem pedido formal, podem ter contribuído para superar os desafios impostos pela pandemia de Covid-19 e aumentar a marca dos participantes confirmados para o Exame.

Os candidatos devem ficar de olho no cronograma e podem opinar, até o dia 30 de junho, na Página do Participante, sobre a nova data para a realização da prova. São três opções para votação, considerando o adiamento das provas em 30, 60 ou 180 dias das datas.

LeiaJá também

--> Enem: pardos são maioria entre os inscritos, mostra Inep

COMENTÁRIOS dos leitores