MEC divulga o número de formaturas antecipadas

O mapa de monitoramento aponta os formados nos cursos de saúde

por Ruan Reis sex, 05/06/2020 - 14:43
Freepik . Freepik

O Ministério da Educação (MEC) anunciou, nesta sexta-feira (5), o número de formaturas antecipadas nas universidades do país. Ao todo, foram formados 7.292 estudantes, sendo 2.219 em instituições públicas e 5.073 em particulares. Esses dados foram obtidos no painel de monitoramento das ações de combate ao novo coronavírus realizadas pelas instituições de ensino superior.

O mais novo recurso da plataforma divulga informações atualizadas das formaturas antecipadas dos cursos de medicina, enfermagem, farmácia e fisioterapia. O levantamento, localizado na aba "Colação de Grau Antecipada", mostra o quantitativo de formados por estado e município de todas as instituições de ensino superior.

“A nova funcionalidade implementada no painel mostra à sociedade quantos novos profissionais da saúde se formaram de maneira antecipada em cada município do país. Esses profissionais estão aptos para reforçar as redes de saúde pública e privada no atendimento à população. Trata-se de mais uma medida da pasta para dar maior transparência às ações de enfrentamento ao novo coronavírus”, afirmou o secretário de Educação Superior do MEC, Wagner Vilas Boas de Souza.

O Ministério informa que, até o momento, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) formou antecipadamente o maior número de alunos entre instituições públicas do país. Foram 107 médicos e 26 enfermeiros. “Os critérios estipulados para a aceleração da formação são rígidos e permitem que o novo profissional tenha uma base sólida para atuar”, disse Natalino Filho, reitor e professor do curso de medicina da instituição ao portal do MEC.

As colações de grau antecipadas dos cursos de saúde foram uma medida autorizada pelo MEC para reforçar o quadro de profissionais da saúde no combate ao novo coronavírus. Os formados antecipadamente são aqueles que concluíram 75% do internato ou do ensino curricular obrigatório.

COMENTÁRIOS dos leitores