Enem: foto pode ser colocada após prazo de inscrição

As imagens que deverão ser inseridas precisam estar nos formatos de arquivo JPEG e PNG

por Camilla de Assis sex, 22/05/2020 - 16:48
Captura de tela Inscrições para o Enem seguem até a próxima quarta-feira (22) Captura de tela

As fotos dos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão ser inseridas ou alteradas no sistema de inscrições após o prazo final para as candidaturas, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

"Devido ao grande número de acessos ao sistema do Enem nos últimos dias, todas as fotos inseridas foram armazenadas no banco de dados do Inep. Entretanto, elas poderão ser alteradas na Página do Participante após a inscrição", diz a nota publicada pela autarquia do Ministério da Educação (MEC).

A foto que deve ser inserida pelo candidato deve ser atual, nítida, individual, colorida e com fundo branco. Esta parte é obrigatória no processo de validação das candidatura do estudante. Não serão aceitas imagens de pessoas com óculos escuros ou artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares).

A fotografia deve mostrar o rosto inteiro do participante com uma boa iluminação e foco, nos formatos de arquivo JPEG e PNG, com tamanho máximo de 2 MB. Imagens em PDF não serão permitidas.

Nas redes sociais, muitos estudantes reclaram em relação ao sistema que recebe as fotos. A fotografia simplesmente desapareceu da página de estudantes já inscritos mesmo estando dentro dos padrões solicitados pelo Inep. Há também quem ainda esteja tentando finalizar a inscrição e não consiga fazer o upload da foto.

As inscrições para o Enem 2020 foram prorrogadas até a próxima quarta-feira (22) e podem ser realizadas pela Página do Participante, nas internet. As datas serão adiadas de 30 a 60 dias em relação ao que foi previsto nos editais. Em junho, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) irá realizar uma pesquisa com os inscritos para saber a opinião dos estudantes.

COMENTÁRIOS dos leitores