Seteq abre mais vagas para atendimento em PE

As solicitações dos atendimentos devem ser realizadas a partir desta terça-feira (28) para os dias 19 de maio a 30 de junho

por Aurilene Cândida seg, 27/04/2020 - 10:36

A Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq) em Pernambuco libera, a partir desta terça-feira (28), atendimentos para os meses de maio e junho. A medida foi tomada para que os trabalhadores e trabalhadoras possam ser atendidos neste momento de pandemia em decorrência do novo coronavírus. A assistência continuará sendo realizada online para orientação sobre o seguro-desemprego, intermediação de mão de obra e carteira do trabalho digital. A solicitação são para atendimentos realizados entre os dias 19 de maio a 30 de junho.

Os serviços das unidades do Sistema Nacional do Emprego, em Pernambuco, foram retomados desde o dia 14 de abril, exclusivamente para quem precisa dar entrada no seguro-desemprego. Vale pontuar que é necessário efetuar um pré-agendamento online antes de realizar o atendimento presencial.

De acordo com o secretário executivo do Trabalho e Qualificação, Álvaro Jordão, “até o dia 18 de maio, todas as vagas para os atendimentos nas Agências do Trabalho foram preenchidas. As vagas são distribuídas conforme a demanda de cada município. Em Recife, maior agência do Estado, foram ofertadas 150 fichas diárias, e 15 nas demais agências. O número de fichas pode ser ajustado dependendo do fluxo de atendimento naquele município, como é o caso da agência de Caruaru, que hoje está atendendo 25 pessoas por dia”, ressaltou, segundo informações divulgadas pela assessoria de imprensa.

Álvaro ainda comenta a importância de seguir  as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), bem como o uso de máscaras, que após o decreto do governador Paulo Câmara torna obrigatório o uso para trabalhadores em atendimento ao público e ainda recomenda a utilização para toda a população que precise sair de casa.

Em duas semanas de atendimento presencial quase 4.300 trabalhadores conseguiram ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Já no teleatendimento, cerca de 5.670 pessoas puderam tirar dúvidas e receber orientações de como obter o benefício pelos meios online. Algumas pessoas ainda estão com divergências de dados, o que as impossibilita dar entrada no seguro via internet.

“Estamos acompanhando de perto todo o funcionamento para não sobrecarregar o sistema e poder oferecer mais vagas de agendamento para a população. Queremos ajudar ao máximo os trabalhadores pernambucanos, principalmente nesse período difícil de pandemia em que muitas pessoas estão perdendo os seus empregos por conta do isolamento social, além de  encontrar dificuldades em requerer o serviço pela internet. Isso ocorre pelos mais diversos motivos, seja por inconsistências de dados nas bases do Governo Federal ou por dificuldade no acesso às plataformas”, afirmou o secretário do Trabalho, Alberes Lopes.

A solicitação do seguro-desemprego pode ser efetuada através do portal do governo de Pernambuco ou pelo aplicativo da carteira de trabalho digital. Vale ressaltar que o trabalhador ou trabalhadora pode se deparar com algumas notificações, entenda o que deve ser feito nestes casos:  

Aguardando Confirmação do Posto: necessário entrar em contato com a Superintendência Regional do Trabalho através do WhatsApp (81) 9 9960-1213 ou agendar o atendimento presencial pelo site da Seteq. É possível tirar dúvidas também pelo e-mail: boavista@seteq.pe.gov.br.

Código de saque de FGTS divergente: É necessário entrar com um RECURSO pelos mesmos canais digitais, anexando a documentação solicitada, quando for o caso.

Divergência no nome, nome da mãe, CPF, sexo: É preciso enviar o número do PIS e cópia do RG ou Habilitação, para o e-mail: boavista@seteq.pe.gov.br;

Dúvidas sobre outras notificações podem ser tiradas através do e-mail: segurodesemprego@seteq.pe.gov.br.

Foto: Patriny Aragão/Seteq

COMENTÁRIOS dos leitores