Adufepe irá aderir à 'Greve Geral' em março

Assembleia para definir detalhes sobre a paralisação será realizada no próximo dia 10 de março

sex, 28/02/2020 - 12:59
Divulgação/Adufepe Reunião com docentes será realizada no próximo dia 10 de março Divulgação/Adufepe

Os professores e professoras em atividade ou aposentados da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pernambuco (Adufepe) irão aderir à Greve Geral do dia 18 de março. A reunião de planejamento das ações de definição da paralisação será realizada no dia 10 de março, às 9 horas, no auditório da Adufepe, localizada na Cidade Universitária, Zona Oeste do Recife.

O motivo da paralisação é devivo à determinação do Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC) de suspender quaisquer gastos adicionais com pessoal, incluindo a convocação de aprovados em concursos públicos, o pagamento de gratificações, horas extras, adicionais noturnos, progressões, licenças remuneradas, dentre outros cortes. 

A entidade ainda irá promover edições simultâneas do projeto Universidade nas Ruas e levar oficinas, palestras, aulas-públicas e atendimentos de saúde gratuitamente para as praças do Engenho do Meio e da Várzea, das 7h às 10h. As datas de realização das atividades ainda serão definidas e divulgadas pela Adufepe. Já nos dias que antecedem a greve geral serão realizadas atividades como panfletagem, debates, rodas de diálogo, bem como aula-pública, tudo isso após o dia 18 de março. 

A associação também disponibilizará ônibus, saindo da Adufepe, para o transporte dos participantes em direção à concentração da mobilização que será realizada, em local ainda a definir, no Centro do Recife. “Temos uma luta bem maior pela frente e é preciso repensar a forma de atuação das entidades sindicais na defesa dos direitos dos docentes federais. Precisamos da união de todos, direção, conselheiros, filiados da ativa e aposentados. Através de um cronograma de atividades dentro e fora dos campi, buscamos agregar a comunidade nessa luta”, detalhou o presidente da Associação, Edeson Siqueira, segundo informações divulgadas no site da Adufepe.

Confira abaixo o cronograma com as datas das atividades da Adufepe em relação à paralisação do dia 18 de março. Horários ainda serão definidos pela associação.

04 e 05/03 – Boas-vindas aos docentes no Centro Acadêmico de Vitória de Santo Antão

05/03 – Roda dialógica “Poetizando o feminino, suas realidades e subjetividades”

10/03 – Assembleia para definir ações para o Grande Ato do dia 18 de março

10 e 11/03 – Boas-vindas aos docentes no Centro Acadêmico do Agreste

12/03 – Debate Concepções de Movimento Docente: Sindicatos Autônomos e Federação x Sindicato Nacional e Seções Sindicais

18/03 – Grande Ato Nacional em Defesa da Educação e da Democracia

20/03 – Aula-pública “O Avanço da Direita no Brasil” com o chanceler Celso Amorim

07/04 – Assembleia para aprovação do novo Estatuto da Adufepe

COMENTÁRIOS dos leitores