Saiba como se destacar em uma entrevista de emprego

Além do preenchimento curricular, saber o que não falar, como se comportar e o que vestir, são pontos destacados

por Aurilene Cândida sab, 08/02/2020 - 10:20
Reprodução: Arthur Souza/Leiajá/arquivo Reprodução: Arthur Souza/Leiajá/arquivo

Para quem busca ingressar no mercado de trabalho, um dos momentos que terá que enfrentar é a entrevista de emprego. Boa parte dos candidatos ao receber a notícia de que passará por uma avaliação, ficam felizes, mas ao mesmo tempo ansiosos e nervosos com o momento da entrevista. 

Priscila Silva, Psicóloga, especialista em terapia cognitivo-comportamental explica que o candidato pode reagir de maneira inesperada pelo novo muitas vezes assustar. “O candidato vive um misto de emoções diariamente, e quando acontece algo novo em sua vida, como é  o caso de ser convocado para uma suposta entrevista de emprego, isso faz com que pensamentos negativos ou positivos estejam bem mais constantes em sua memória. A entrevista em si, já causa tensão no candidato. É importante entender que o pensamento gera uma emoção e isso pode influenciar no  comportamento”, destacou. Além disso, a profissional relata que praticar o exercício de respiração diafragmática e incluir pensamentos positivos de forma equilibrada nessa técnica, o resultado pode ser ainda mais eficaz. 

É indicado que o candidato esteja ciente do que vestir para uma entrevista. Além de saber como se comportar, o que falar não falar, entre outros fatores indispensáveis para se sair bem em uma seleção. 

Embed:

“É importante o candidato estar bem informado sobre a empresa e saber os principais pontos da área concorrida. De maneira geral, o comportamento também influencia bastante no resultado. Além disso, as experiências anteriores e  tempo de serviço na área, são pontos importantes, que geram mais possibilidades do candidato ser aprovado ou passar para uma próxima etapa.” Comenta Sueli Araújo, chefe de unidade de Recursos Humanos (RH). 

Vale ressaltar, que a análise realizada por esses profissionais inicia a partir do currículo, então é indicado que o concorrente seja objetivo, tanto no preenchimento curricular, quanto na entrevista presencial.

Mas não acaba por aí, para se sair bem durante a entrevista é necessário que o candidato saiba como se vestir, o que não falar, como se comportar e ser sincero nas respostas. “Não importa qual roupa usar, o ideal é não estar com nada em evidência ou descoberto, passar segurança para o entrevistador e se possível, levar o momento de maneira leve e até dialogar, o que acaba sendo algo bem interessante. É importante também não falar gírias, não mentir, chegar no horário combinado, cumprimentar e se caso já tenha trabalhado, não falar mal de maneira alguma da empresa anterior”, explica Mary Menezes, gerente de Gestão e Pessoas. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores