Olimpíada: 23ª OBA está com inscrições abertas

As inscrições para a 23ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica estão abertas até o dia 15 de março

por Juliana Mamede sab, 08/02/2020 - 12:35
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens . Paulo Uchôa/LeiaJáImagens

As inscrições para a 23ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) estão abertas até o dia 15 de março. Podem participar da OBA escolas públicas e particulares, sem necessidade de número mínimo ou máximo de alunos. As escolas que tenha interesse em participar devem fazer a inscrição através do site da OBA. A prova será realizada no dia 15 de maio, dentro das escolas participantes. A OBA é preparada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) juntamente com a Agência Espacial Brasileira (AEB).

De acordo com o regulamento da OBA, as provas serão divididas em quatro níveis diferentes - desses níveis, os três primeiros são voltados a alunos do ensino fundamental e o quarto, a alunos do ensino médio - e realizadas em uma única etapa. A prova terá sete questões de Astronomia e três de Astronáutica.

Segundo o regulamenta da 23ª OBA, "Serão distribuídas, entre os quatro níveis, aos alunos de maiores notas, cerca de 50.000 medalhas, entre ouro, prata e bronze".

Além da OBA, as escolas de ensinos fundamental e médio também podem se inscrever, até o dia 15 de março, na 14ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), também produzida pela SAB e AEB. A MOBFOG conta com quatro níveis: os três primeiros voltados a alunos do ensino fundamental e o quarto, a alunos do ensino médio e superior. Os foguetes utilizados nas provas serão diferentes para cada nível. Os egressos do ensino médio também podem participar da MOBFOG, contanto que seja pelo colégio onde terminaram os estudos.

COMENTÁRIOS dos leitores