Mais uma universidade portuguesa usará nota do Enem

Agora, são 48 instituições com oportunidades de ingresso de estudantes brasileiros através da nota do Enem

qui, 06/02/2020 - 09:44
Reprodução/Google Maps Ipam é a mais nova instituição portuguesa a aceitar alunos pelo Enem Reprodução/Google Maps

A partir desde ano, os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terão mais uma opção de ingresso em universidades fora do país. O Instituto Nacional de estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) firmou acordo com Instituto Português de Administração de Marketing (Ipam) de Lisboa. 

A parceria já está valendo e o prazo é até o final de 2024. Somando ao Ipam, já são 48 instituições portuguesas que aceitam a nota do Enem. Por meio do acordo, as instituições têm acesso facilitado aos resultados dos estudantes brasileiros que almejam estudar em terras europeias.

Os convênios interinstitucionais não envolvem repasse de recursos e não presumem financiamento estudantil pelo governo brasileiro. As condições para seleção dos candidatos são determinadas pela instituição portuguesa.

Diploma

A revalidação de diplomas e o exercício profissional no Brasil dos estudantes formados no ensino superior em Portugal estão sujeitos à legislação brasileira. As instituições portuguesas são responsáveis por realizar a comunicação dos estudantes admitidos.

Enem Portugal

Após mudança na legislação portuguesa, o programa do Inep, vinculado ao Ministério da Educação (MEC), tornou-se válido em março do de 2014, por meio do Decreto 36. Sendo assim, o Ministério da Educação de Portugal (MEP) permitiu às suas instituições definirem a forma de ingresso de estudantes internacionais.

COMENTÁRIOS dos leitores