Cresce número de mestres e doutores no nível superior

De acordo o Inep, mais de 80% dos 384 mil docentes do país têm mestrado e/ou doutorado

por Lara Tôrres seg, 06/01/2020 - 13:52
Freepik . Freepik

A qualificação dos professores do nível superior vem aumentando, de acordo com o Censo da Educação Superior 2018, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Brasileiro (Inep). 

Os dados apontam que 80% dos 384 mil docentes do país têm mestrado e/ou doutorado. O resultado leva ao cumprimento da meta 13 do Plano Nacional de Educação (PNE), cujo compromisso é que a proporção de mestres e doutores no corpo docente em exercício no ensino superior seja maior que 75%. 

A proporção de doutores cresce em todas as redes de ensino, mas é mais expressiva no setor público, onde passou de 44,3% para 64,3% professores com doutorado em 10 anos. Na rede privada, o percentual saiu de 13,1% para 25,9%. 

No nível do mestrado a lógica se inverte, com mais crescimento na rede privada que em instituições públicas de ensino. Aproximadamente 50% dos professores de instituições particulares de ensino superior têm mestrado, enquanto em instituições públicas o número de mestres apresentou queda.

LeiaJá também

--> UFPA divulga seleção para mestrado

--> Bolsas de mestrado e doutorado na França abrem inscrições

COMENTÁRIOS dos leitores