Conheça as profissões que 'vão bombar' em 2020

Áreas ligadas à tecnologia devem ter grandes resultados no próximo ano. Confira o que dizem os especialistas

qua, 25/12/2019 - 10:30
Pixabay Inteligência artificial é uma das áreas que devem ter bons resultados Pixabay

No início do mês de dezembro, o LinkedIn divulgou um relatório com as 15 profissões mais promissoras do mercado para o ano de 2020. O documento identifica aquelas funções com as maiores taxas de contratações nos últimos meses.

Entre as 15 ocupações citadas, a área predominante entre elas é a de tecnologia. O cargo que ocupa a primeira posição do ranking é o Especialista em Inteligência Artificial, profissional que analisa em qual área é possível implementar ou criar sistemas inteligentes. A função pode ser ocupada por pesquisadores ou engenheiros com conhecimentos avançados em aprendizado da máquina. Nos Estados Unidos, nos últimos quatro anos, a atividade teve um aumento de 74% no número de empregos.

Para a Gerente de Recrutamento e Seleção Sabrina Torres, a lista divulgada pelo LinkedIn não surpreende os profissionais de Recursos Humanos. “Se a gente pegar, nos últimos três anos, pelo menos, todas as profissões relacionadas à tecnologia, vêm crescendo muito Inteligência Artificial e Robótica. Elas são as primeiras da lista e não é à toa porque hoje, todas as empresas, elas estão buscando muito fazer algo relacionado à tecnologia, seja qualquer segmento em que ela esteja: saúde; educação. Não necessariamente empresas de tecnologia, então a busca por profissionais da área vai aumentar”, explica.

“E essas profissões aumentam também os valores dos salários. Hoje, o mercado de tecnologia é extremamente aquecido, existe uma demanda altíssima e uma oferta altíssima para profissionais de tecnologia. Tanto que é bem ‘agressivo’ o mercado na busca por esses profissionais”, complementa.

Já o coordenador de Treinamentos em Gestão na Blackbelt It Solutions, Jessé Barbosa de Araújo, destaca outras profissões da lista que vão além da área tecnológica. “As profissões que são apresentadas pelo LinkedIn para o ano de 2020 muitas delas estão pautadas para a área de tecnologia devido ao avanço e desenvolvimento no tratamento de macro informações pelas empresas. Embora, o cliente deseje, cada vez mais, maior facilitação na aquisição de um produto ou serviço, ele ainda espera um tratamento humano em que possa se conectar. Por isso algumas profissões listadas estarão em alta como especialista em sucesso do cliente técnico em saúde comportamental”.

Para Sabrina, o contato com o outro é essencial e não sobrepõe nenhuma das tecnologias mais avançadas. “A gente não pode esquecer que nada substitui o ser humano. Tanto que profissões ligadas a clientes ainda estão em alta. É preciso ter uma aliança com a tecnologia. Qualquer profissional, de qualquer área, tem que ter alguma familiaridade, tem que procurar se informar e buscar um pouco mais de conhecimento na área de tecnologia, mas também não podemos esquecer que nada substitui o ‘face to face’”, disse.

Confira a lista de profissões promissoras para 2020 divulgada pelo Linkedin:

Especialista em Inteligência Artificial

Engenheiro de Robótica

Cientista de Dados

Engenheiro Full Stack

Engenheiro de Confiabilidade de Site

Especialista em Sucesso do Cliente

Representante de Desenvolvimento de Vendas

Engenheiro de Dados

Técnico em Saúde Comportamental

Especialista em Segurança Cibernética

Desenvolvedor de back-end

Diretor de Receita

Engenheiro de Cloud

Desenvolvedor JavaScript

Product Owner

COMENTÁRIOS dos leitores