Confira os vestibulares com inscrições abertas

Com o fim do Enem, estudantes podem usar a nota do exame ou concorrer ao próprio vestibular da instituição

por Francine Nascimento ter, 12/11/2019 - 18:30
Pixabay Pixabay

Passado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, é dada a largada na fase de provas de vestibulares em todo o país com ingresso para 2020. Alguns já tiveram suas provas aplicadas, porém, outros ainda vão abrir inscrições, oferecendo chances tanto para quem prefere usar a nota do Enem, quanto para quem não fez o exame ou não quer utilizar a nota da prova.

Para tentar uma vaga em uma universidade pública com o Enem, a primeira opção é se candidatar por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que pertence ao Ministério da Educação (MEC). O programa possibilita que estudantes concorram a uma vaga em um curso superior nas instituições federais. O principal critério é ter prestado o Enem 2019, ter tirado nota igual ou superior a 400 pontos e não ter zerado na redação. As inscrições estarão abertas no período de 22 a 25 de janeiro de 2020, no site oficial do Sisu. O edital será publicado no dia 21 de novembro.

A segunda alternativa é apresentar o resultado do Enem como complemento do vestibular. Nesse caso, assim como no Sisu, o estudante deve ter realizado o Enem este ano, além de participar do processo seletivo da entidade.

Universidade de São Paulo (USP)- Fuvest

Com mais de 8 mil vagas em vários cursos, a primeira fase do vestibular da USP está prevista para o dia 24 de novembro com uma prova contendo 90 questões. A segunda fase do processo seletivo está prevista para os dias 5 e 6 de janeiro de 2020, no qual os candidatos farão uma prova dissertativa e mais as questões específicas.

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) - Comvest

As inscrições para o processo seletivo Enem-Unicamp estão abertas até 21 de novembro com 639 vagas. Esse vestibular é exclusivo para os candidatos que tenham feito o Enem este ano, não sendo necessário fazer uma outra prova. Para se candidatar, é necessário acessar a página oficial da Comvest.

Vestibular UNINASSAU

A UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau possui unidades em várias capitais do país, com diversos cursos. O vestibular tradicional permite ao estudante que apresente a nota do Enem. As inscrições estão abertas no site oficial do vestibular da UNINASSAU.

Vestibular Joaquim Nabuco

Com inscrições abertas, o vestibular da Joaquim Nabuco oferta vagas em cursos de várias áreas. O candidato pode optar pelo vestibular tradicional ou também usar a nota do Enem. Para se candidatar, bastar acessar o site

 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

O IFRR está com inscrições abertas, até 21 de novembro para o vestibular da institução que oferece 144 vagas. As provas serão aplicadas em 1º de dezembro, com 56 questões objetivas e redação. Para se inscrever e conferir o edital, acesse a página oficial do IFRR.

COMENTÁRIOS dos leitores