Enem: saiba como relaxar para o 2° dia sem perder o ritmo

Profissionais dão dicas de como o estudante pode continuar com os estudos durante a semana e descansar sem perda do foco

por Francine Nascimento qua, 06/11/2019 - 12:06
Pixabay Uma forma de estudar e relaxar ao mesmo tempo é vendo séries Pixabay

Passado o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado no último domingo (3), muitos estudantes se sentem como se tivessem tirado um peso das costas. E por isso, acreditam que é a vez de relaxarem durante a semana que antecede a segunda etapa de provas. Ao mesmo tempo, sentem que há necessidade de continuar com as revisões das disciplinas. Mas como manter o ritmo dos estudos sem deixar de descansar?

No próximo domingo (10), milhões de estudantes farão as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Para o professor André Maia, de biologia, é muito importante que o aluno descanse, mas que pelo menos até sexta-feira, revise alguns assuntos da disciplina que geralmente caem na prova. “Assuntos como citologia, ecologia, doenças, entre outros que costumam aparecer no Enem, merecem uma revisada durante a semana. Mas depois disso, é ideal que o aluno desacelere e relaxe, pois, o que tinha de ser absorvido, já foi absorvido”, aconselha o educador.

Na opinião do professor de química Berg Figueiredo, revisar conteúdos de Ciências da Natureza com questões interdisciplinares é uma boa técnica para estudar as matérias sem cansar. “Se você acerta uma questão interdisciplinar, você aumenta a sua pontuação em outras disciplinas. Como por exemplo, eletroquímica e radioatividade que envolvem conceitos matemático, como a regra da proporção”, explica Berg. O professor também indica assistir a séries como forma de estudo e relaxamento. "A série Chernobyl trabalha muito  radiotividade. Então, dá para o aluno revisar assistindo a série e dar uma descansada. As paródias também podem ajudar muito", conclui.

A psicóloga Karla Cabral pontua algumas maneiras de como o candidato pode conciliar os estudos com o descanso no resto da semana.

Dormir bem

Inicialmente, o aluno precisa ter boas noites de sono, principalmente porque ele já passa o dia revisando os assuntos da prova. E mesmo que o estudante queira estudar intensamente, não adianta se ele não tiver uma jornada de sono de pelo menos sete ou oito horas diárias. Não dormir bem pode interferir diretamente no rendimento mental, segundo a psicóloga. 

Alimentação saudável

Com a ansiedade em função da prova, alguns candidatos podem deixar de comer ou comer intensamente, o que pode ocasionar, inclusive, transtornos alimentares. Então, buscar comer bem, evitar gordura, entre outros alimentos que não fazem bem para a saúde é uma técnica importante a ser seguida até mesmo no dia da prova, de acordo com Karla.

Atividades de lazer

É importante se permitir ter pequenos prazeres antes do Exame visto que este é um momento de estresse intenso, de pressão social, já que se impõe como uma escolha para a vida. Por isso, é fundamental que o participante faça outras coisas para além de focar nos estudos. "Então, escutar músicas que gosta, ter momentos em família, algo que sirva como estratégia de realxamento", argumentou a psicóloga.

Trabalhar a respiração 

"Normalmente, a gente não costuma parar pra sentir a nossa respiração. Dias antes da prova e durante a prova, é recomendável respirar corretamente, de modo a ficar mais tranquilo e mais confiante", aconselha Karla.

COMENTÁRIOS dos leitores