Faltosos do 1º dia poderão fazer o Enem no próximo domingo

Exame terá questões de Ciências da Natureza e matemática

por Nathan Santos ter, 05/11/2019 - 18:43
Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo . Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo

Quem não compareceu ao primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no último domingo (3), poderá realizar a segunda etapa do processo seletivo. A participação, no entanto, servirá apenas como autoavaliação.

No primeiro dia, o Enem contou com questões de Ciências Humanas, Linguagens e redação. No próximo domingo (10), segunda etapa do Exame, os candidatos enfrentarão quesitos de Ciências da Natureza e matemática.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela aplicação da prova, o boletim de desempenho individual dos faltosos do primeiro dia apresentará somente as notas da prova realizada. “Quem não realizou o exame por problemas logísticos poderá solicitar a reaplicação. Atenção: não é qualquer acontecimento que pode ser considerado problema logístico! Para o Inep, problemas logísticos são casos excepcionais, como desastres naturais (que prejudiquem a aplicação do exame devido ao comprometimento da infraestrutura do local), falta de energia elétrica (que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural) ou erro de execução de procedimento de aplicação pelo aplicador que incorra em comprovado prejuízo ao participante”, informou o Inep.

De acordo com o Inep, a solicitação de reaplicação poderá ser feita de 11 a 18 novembro, por meio da Página do Participante. “A solicitação não significa direito à reaplicação. Os casos serão avaliados, individualmente, pela Comissão de Demandas do Inep. O resultado da solicitação poderá ser consultado, também, na Página do Participante. A reaplicação do Enem 2019 irá acontecer nos dias 10 e 11 de dezembro, para quem tiver o pedido aprovado”, comunicou o Instituto.

Pelos canais oficiais do Inep, os estudantes podem esclarecer os motivos – não previstos no edital do Exame - pelos quais faltaram ao primeiro dia do Enem. O telefone disponível é 0800-6161-61, bem como os candidatos podem acessar o autoatendimento do Ministério da Educação (MEC).

COMENTÁRIOS dos leitores